Twitter ganhou posto de uso obrigatório entre Atletiba

Vistas como uma possível forma de driblar a omissão de notícias sobre times de fora de Rio de Janeiro e São Paulo na mídia nacional, as redes sociais da internet como o twitter ganharam posto de uso obrigatório entre a dupla Atletiba.

Há cerca de um mês, o Coritiba aproveitou uma reformulação em seu site oficial para direcioná-lo ao twitter do clube. No mesmo período, o rival Atlético criou uma conta oficial com intuito de interagir com torcedores e divulgar notícias.

Para representantes dos setores de comunicação de Alviverde e Rubro-Negro, não participar do processo de atualização na maneira de informar o torcedor é como praticamente parar no tempo. “Essa questão do viral tem que ser acompanhada de perto, se tornou uma realidade”, ressalta o assessor de imprensa do Coritiba, Rodrigo Weinhardt.

Apesar da rivalidade dentro de campo, fora dele o diretor de marketing do Atlético, Paulo Cesar Verardi, mantém o mesmo posicionamento. “Existe quase que a obrigação do clube trabalhar com essas redes sociais. Elas nos dão uma visibilidade global e a possibilidade de ter seguidores em todas as partes do mundo”, disse.

Segundo especialistas na utilização dessas ferramentas virtuais, as redes sociais chegam a ser indicadas como possível salvação para que clubes de “fora do eixo’ não percam seus torcedores que residem em outras cidades.

Edney Souza, diretor de operações da Pólvora! Comunicação, cita um exemplo pessoal para falar da importância de um clube manter um canal oficial de informação com o torcedor a partir do dinamismo de redes sociais.

Residente em São Paulo, Souza conta que recentemente precisou buscar informações sobre o Campeonato Catarinense para um
parente. Mas ainda não havia atualização nos sites procurados e na televisão apenas gols de equipes como Corinthians e Flamengo foram mostrados.

Para o alívio de Edney, tudo foi resolvido quando a informação foi buscada em uma rede social. “Os próprios torcedores de Figueirense e Avaí estavam compartilhando as informações no twitter, que é um canal rápido e prático, que permite isso com velocidade. Se o clube faz um bom uso da rede social, ele pode ser o primeiro canal de informação com o torcedor”, ressalta.

Fidelizar a juventude virtual

Dos aproximados 10 milhões de usuários do Twitter no Brasil, estimativas indicam que a maioria está na faixa etária de 25 a 35 anos. Atento a esses números, o Atlético aposta em uma parceria com os patrocinadores para melhor vender seus serviços. “Quem não se estrutura o suficiente fica para trás”.

O especialista em redes sociais Edney Souza reforça o pensamento do cartola sobre investir no mundo virtual. “Os usuários são pessoas que têm um poder aquisitivo que permite algum luxo. Está aí o possível comprador, por exemplo, de uma cadeira cativa ou de uma camisa oficial”, explica.

Novas plataformas

Apesar de atualmente investir somente nas “tuitadas’ como complemento ao site oficial, além de promover recentemente ações no site de fotos Flickr, o diretor de marketing do Atlético afirma que o clube também está de olho em novas plataformas. “Quem sabe em breve um blog, em parceria com algum patrocinador.

Ainda não temos nada pronto, mas penso em algo diferenciado às tendências e ao comportamento”, disse Verardi.

O Coritiba, por sua vez, ainda não planeja uma expansão de sua participação em blogs, Facebook, Orkut, entre outros. Ainda assim, o setor de comunicação alviverde se diz atento a tudo o que ocorre nesses meios. “Se for pegar o papo de acompanharmos o Orkut, por exemplo, é por ser um termômetro. Mas como nossa intenção é facilitar o acesso à informação, excluímos a nossa conta lá por ter muita discussão e debate”, explicou o assessor de imprensa do c,lube.

Tricolor desconectado

Entre os integrantes do Trio de Ferro, apenas o Paraná segue sem avanços na “era virtual’. O Tricolor sequer possui uma conta no twitter para interagir com torcedores e centraliza todas as informações em seu site oficial. De acordo com o diretor social, Luís Carlos Casagrande, o clube está planejando reformulações em seu sistema de comunicação. “Primeiro faremos essas mudanças internamente, pra depois apresentar”, disse.

‘Tuitadas’ populares

O sucesso nas tuitadas do treinador do Corinthians, Mano Menezes, chegou a ser um grande inspirador atleticano na hora de criar uma conta oficial para o clube. Afinal, são mais de 1 milhão de seguidores, o que coloca o twitter do comandante alvinegro entre os mais populares do Brasil.

A popularidade das tuitadas do treinador corintiano, citada em palestras e programas de TV, ainda assim, é questionada por especialistas em redes sociais. “Alguma pessoa, provavelmente um corintiano fanático, fez um script que criava seguidores fantasmas no twitter. Como a própria moderação indica os perfis mais seguidos aos novos usuários, o perfil dele passou a ser indicado e ficou em uma sequência de crescimento constante”, explicou Edney Souza, que há 20 anos trabalha na área de tecnologia.

Mancada viral

Depois de ver o meia Kaká ser substituído de uma partida do Real Madrid da Espanha contra o Lyon da França, o assessor do jogador, Diogo Kotscho, utilizou o twitter para criticar o treinador Manuel Pellegrini. A informação foi replicada pela esposa do jogador e ganhou uma grande repercussão negativa no mundo inteiro. Ao comentar o assunto, o especialista Edney Souza ressalta sobre o despreparo de algumas pessoas públicas ao lidar com as redes sociais. “Existe a necessidade de se filtrar a informação, pois sempre haverá alguém para especular o que foi dito. Outra questão é que muitas vezes não existe a presença de um assessor para filtrar as informações postadas”.

Porta voz de Petraglia

Conhecido por não gostar de dialogar com a imprensa, o ex-presidente atleticano Mário Celso Petraglia recentemente criou uma conta no twitter (petragliamc).

O idealizador da Arena utiliza a rede social para dizer o que pensa sobre seus inimigos e emitir opiniões relacionadas ao Furacão. (FL)