Tricolor retoca a parte física para o Paranaense

O Paraná Clube entra na reta final de preparação para a largada do Campeonato Paranaense ainda sem um time definido. A partir das observações feitas no jogo-treino do sábado passado, a comissão técnica tende a priorizar a condição física para o confronto com o Nacional de Rolândia, no domingo, às 19h30, no Durival Britto. O técnico Toninho Cecílio não esconde a preferência pelo 4-4-2, mas, convicções à parte, estrear com vitória é obrigação para o Tricolor.

Diante do Juventus de Jaraguá do Sul-SC, no primeiro teste de campo do “novo” Paraná, a parte física fez a diferença. O preparador físico Émerson Buck entende que o grupo sentiu a carga intensa de treinos específicos ao longo dos dez dias de pré-temporada. “É normal a gente se deparar com um time, como se diz na gíria, pesado neste momento. Principalmente diante de um adversário que já vinha treinando há um mês”, disse Buck.

O time catarinense venceu por 1 x 0, com um gol ainda no primeiro tempo de jogo. “A nossa movimentação foi boa. É claro que a partir deste teste, algumas situações que a gente vinha observando no dia a dia ficam mais claras. Por isso, esse tipo de atividade é muito importante”, comentou. Para Émerson Buck, alguns jogadores que chegaram neste início de temporada ainda estão abaixo dos remanescentes, na questão física.

“Tivemos, por exemplo, algumas surpresas. O Júnior Capixaba mostrou uma evolução acima da média”, analisou o preparador físico paranista. “Também ficou claro que durante esta semana final de preparação, teremos que ter alguns cuidados, como em relação ao meia Rubinho, que sentiu bastante essa questão física”, ponderou. Assim, a partir de hoje, a carga de treinamentos – na média – deve ser reduzida. “O objetivo é fazer com que todos cheguem bem para a primeira rodada. Por isso, temos um cuidado diário na monitoração de todos os jogadores”.

No jogo-treino, Toninho Cecílio escalou duas equipes distintas em cada tempo. Iniciou a atividade com o time considerado titular: Luís Carlos; Ângelo, Anderson, Alex Alves e Henrique; Ricardo Conceição, Júnior Capixaba, Lúcio Flávio e Rubinho; Luisinho e Reinaldo. Na etapa final, veio com uma formação “alternativa”: Marcos (Thiago Rodrigues); João Antônio, Alex Bruno, Bianor e Gilton; Borges, Dudu, Vinícius Alves e Neverton; Aymen e Paulo Renê. O último teste antes do início do Estadual está programado para quarta-feira, quando o Paraná recebe o Operário de Ponta Grossa, à tarde, no Ninho da Gralha.