Cansaço

Tricolor pede a FPF mudança nas datas de jogos

O Paraná Clube está tentando, através de medida administrativa, alterações na tabela da Segundona Paranaense. Um ofício foi protocolado ontem na FPF, solicitando transferência de três jogos, o que minimizaria a maratona prevista para os próximos meses. O assunto tem sido discutido internamente desde a terça-feira passada, quando a entidade divulgou a terceira versão da tabela.

O pedido do clube é para um remanejamento nos jogos contra Cascavel (6/5), Nacional (16/5) e Serrano (31/5). Para atender à esta solicitação, porém, a FPF teria que trocar as datas de rodadas inteiras. Como a competição não é por pontos corridos, é inviável apenas adiar essas partidas. Na prática, os jogos do dia 31 de maio, por exemplo, devem ser disputados simultaneamente, pois correspondem à última rodada do primeiro turno.

O ponto principal do descontentamento dos paranistas está na sequência de cinco jogos fora de casa. “Se a competição pode se estender até o final de agosto, não vemos necessidade de o encerramento dos dois turnos acontecer no dia 14 de julho, como estabelece a tabela”, disse o superintendente do Paraná Clube, Celso Bittencourt. A estratégia, então, seria o remanejamento de alguns jogos, evitando um acúmulo tão grande de partidas no mês de maio.

Pela atual tabela, somada aos jogos da Série B e da Copa do Brasil, o Tricolor é obrigado a disputar treze partidas no próximo mês. “Para não polemizar, diria que a federação foi muito dura com o Paraná”, limitou-se a dizer o técnico Ricardinho, já vislumbrando a necessidade de escalar equipes distintas em alguns jogos. “Jogar a cada dois dias é muito ruim. Estudos comprovam que a maioria dos atletas sente o desgaste maior 48 horas após os jogos”, lembrou o preparador físico George Castilhos. Diante desse quadro, a comissão técnica já refez seu planejamento, sabendo que não conseguirá manter a mesma equipe-base para toda esta sequência.

Mais mudanças

O Paraná também quer a mudança no horário do jogo contra o Grêmio Metropolitano, inicialmente marcado para o dia 14 de maio, às 18h30. “Pedimos que o jogo seja remanejado para 20h30, pois como não teremos tevê nesse campeonato nosso torcedor só poderá acompanhar o time pelo rádio”, frisou Bittencourt.