Torben Grael e Gustavo Borges de porta-bandeiras

O velejador Torben Grael e o nadador Gustavo Borges, maiores medalhistas da história olímpica do País, serão os porta-bandeiras da delegação brasileira nas cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos de Atenas. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, logo após a cerimônia de hasteamento da bandeira do Brasil na Vila Olímpica de Atenas.

Além de recordista de medalhas, Torben disputará em Atenas pela sexta vez os Jogos Olímpicos, outro recorde do esporte brasileiro. Segundo Nuzman, a decisão foi tomada de forma unânime pelos membros do Conselho Executivo do COB e da chefia da missão e seguiu o mesmo critério adotado desde que ele exerce a presidência da entidade.

“Preferimos manter o critério que nos acompanha desde os Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, nas quais tivemos dois porta-bandeiras medalhistas de ouro. Também, num fato inédito da história, anunciamos conjuntamente o nome do porta-bandeira no desfile de encerramento. Este é um reconhecimento ao grande atleta, o maior nadador da história do Brasil em Jogos Olímpicos, que é Gustavo Borges, que também tem quatro medalhas”, afirmou.

O convite foi feito pessoalmente por Nuzman ontem aos dois atletas. O presidente do COB afirmou que o brilhante desempenho dos dois em Jogos Olímpicos foi o que pesou na escolha. Ambos se sentiram honrados com a nomeação.

“É muito legal receber essa homenagem agora, mesmo porque não sei se chegarei à sétima participação”, afirmou Torben, que se emocionou ao posar para os fotógrafos com a bandeira brasileira. “Se pudesse não largava mais ela”.

“É um fecho de ouro para a minha carreira. Fiquei muito feliz de ter sido escolhido junto com o Torben, já que eu e ele somos os maiores medalhistas do Brasil na história”, disse Gustavo, que já se sente premiado. “Sei que ganhar uma medalha vai ser difícil, mas essa homenagem é uma vitória”.

Voltar ao topo