Thomaz Bellucci teve resultados expressivos em 2010

Campeão do ATP 250 de Santiago, o brasileiro Thomaz Bellucci classifica o ano de 2010 como o melhor de sua carreira. No entanto, a temporada em que o jovem diminuiu a distância que o separa do ídolo Gustavo Kuerten foi turbulenta, marcada por uma troca de técnico de forma polêmica e por uma inesperada derrota diante da Índia na Copa Davis.

O ano começou bem para o tenista brasileiro. Depois de cair na segunda rodada do Aberto da Austrália diante do norte-americano Andy Roddick, então número 7 do mundo, Bellucci venceu o ATP 250 de Santiago no mês de fevereiro.

No maior triunfo da carreira, ele despachou o local Fernando González, tetracampeão no Chile e na época 11.º do ranking, na semifinal. Na decisão, bateu o argentino Juan Monaco.

Cansado, Bellucci parou nas quartas de final do ATP 250 da Costa do Sauípe diante do compatriota Ricardo Mello. Nos Masters 1000 de Roma e Miami, ele alcançou as oitavas, seu melhor desempenho em torneios do nivel.

No começo de maio, o tenista venceu com facilidade os uruguaios Martin Cuevas e Marcel Felder no confronto que colocou o Brasil no playoff do Grupo Mundial pelo quinto ano consecutivo.

Em Roland Garros, Bellucci estabeleceu seu recorde no Grand Slam ao parar nas oitavas de final diante do espanhol Rafael Nadal, então número 2 do mundo. Em Wimbledon, o brasileiro foi elimiando pelo sueco Robin Soderling, na época o sexto da lista, na terceira rodada.

A primeira decepção do ano veio na defesa do titulo do ATP 250 de Gstaad com uma queda na estreia contra o local Marco Chiudinelli, 63.º do ranking. Com a boa campanha no primeiro semestre do ano, Bellucci figurou na 21ª colocação do ranking mundial divulgado pela ATP no dia 26 de julho.

No segundo semestre de 2010, no entanto, Bellucci caiu de rendimento. Nos oito torneios da ATP disputados desde agosto, todos em piso duro, ele não conseguiu passar da segunda rodada e perdeu metade na estreia.

No Aberto dos Estados Unidos, parou na segunda rodada contra o sul-africano Kevin Anderson, 77º do mundo. Para completar, abandonou na Copa Davis diante de Somdev Devvarman, 113.º da lista, e o time nacional foi derrotado pela Índia.