Tarde quente para o Paraná em Londrina

O calor intenso de Londrina aliado ao cansaço dos jogadores, ainda em fase de pré-temporada, dão o tom para o segundo jogo do Paraná Clube no Paranaense.

De olho na liderança do Grupo B, o tricolor encara o desespero do Tubarão, que vem de derrota e precisa do resultado jogando no estádio do Café, às 16h. O técnico Luiz Carlos Barbieri quer "a bola correndo" mais que os atletas e conta com a volta de Beto para dar equilíbrio ao meio.

"Quero um time agrupado, coeso, evitando os chutões", disse Barbieri. O treinador economizou ao máximo nos treinos ao longo dos últimos dias, temendo uma sobrecarga física neste início de temporada. "Tivemos que queimar etapas devido ao calendário. Então, é preciso saber dosar nos treinamentos ao longo destas primeiras semanas." Barbieri sabe que neste primeiro turno a superação será mais importante que a técnica. Nas suas previsões, só por volta da sexta rodada o time terá uma estrutura definida.

Com isso, e sabendo que o Londrina terá a obrigação de atacar, o treinador preparou o time para encurtar distância entre setores e usar os contra-ataques para surpreender. É aí que entram os atacantes Fábio e Vandinho, que tiveram atuações apagadas no jogo frente ao Roma. "O adversário jogou muito fechado e como ainda não nos conhecemos, ficou difícil jogar", reconheceu Vandinho. "Pelas minhas características, preciso de bolas longas para jogar em velocidade. E senti muito a parte física", admitiu o atacante.

Barbieri quer a dupla de ataque "mais ligada" em campo, procurando tabelas e também jogadas individuais. "Precisamos finalizar mais. No jogo passado, praticamente só os jogadores de trás concluíram", lembrou o treinador. O meia Sandro – que segue na função de principal articulador do meio-de-campo – foi o jogador que mais arriscou arremates a gol e diz estar pronto para repetir a dose. "Vamos lá, em busca de uma vitória", disse.

A entrada de Beto e uma maior participação dos alas podem permitir maior liberdade a Sandro, que é um meia com características ofensivas, que busca sempre a aproximação da área adversária. "É preciso ocupar os espaços. No jogo passado, deixamos muitos vazios no meio-de-campo, devido às características dos jogadores e a visível falta de ritmo", comentou Barbieri. No apronto de ontem pela manhã, o treinador ainda sentiu o grupo cansado. Por isso, o treino foi leve e em campo reduzido. "Neste momento, é preciso economizar energia ao máximo", finalizou.

Fernandinho pode pintar

O meia Fernandinho deverá estar em Curitiba amanhã, acompanhado de seu procurador. O Paraná Clube sabe que para concluir a negociação terá que conseguir a liberação do atleta junto ao Criciúma, mas aposta no bom relacionamento entre as diretorias para transpor esse obstáculo sem traumas. O retorno de Fernandinho – que foi destaque do quarteto ofensivo do time em 2003 – supriria a momentânea ausência de um meia criativo.

Esta seria apenas uma das quatro contratações que o Tricolor ainda pretende fechar nos próximos dias. A diretoria ainda negocia um lateral-esquerdo – que viria do interior paulista – e dois atacantes. O restante do grupo, que hoje conta com apenas 21 jogadores, seria composto com atletas vindos dos juniores, após a Copa São Paulo. O Paraná também acertou contrato com o volante Jefferson, 23 anos, que vinha sendo testado pela comissão técnica.

?É um jogador que está se destacando nos treinos. Tem muita força e uma saída de bola qualificada?, comentou José Domigos. Jefferson assinou contrato para o Paranaense, com opção de prorrogação para o Brasileiro. Outros dois atletas continuam sendo observados: os meias Rafael (que também joga na ala) e Nenê, oriundo do futsal do clube.

Já o zagueiro Gustavo, obteve na última quinta-feira uma liminar na Justiça do Trabalho, obrigando o CRB-AL a liberar em 48 horas a sua documentação. O presidente do clube alagoano estava relutante em ceder o atleta, mas há cláusula em seu contrato que, em caso de negociação com uma equipe da Série A, a transferência deveria ser imediata. ?Espero que tudo esteja regularizado na segunda-feira, para que eu possa estrear o quanto antes?, disse Gustavo.

CAMPEONATO PARANAENSE
2ª RODADA
LONDRINA x PARANÁ

LONDRINA: Serginho; Cassiano, Ronaldo Marconato, Rogélio e Clodoaldo (Dênis); Carlão, Carlos Lima, Guilherme e Jairo (Jefferson); Carlinhos e Bruno. Técnico: Vica.

PARANÁ: Flávio; Neguete, Émerson e João Paulo; Parral, Rafael Muçamba, Beto, Sandro e Rodrigo Alvim; Fábio e Vandinho. Técnico: Luiz Carlos Barbieri.

SÚMULA
Local: Café (Londrina).
Horário: 16h.
Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior.
Assistentes: Altemar Roberto Domingues e Paulo do Amaral.

Voltar ao topo