Surfista havaiano dá show em Saquarema

Apenas três dos 16 brasileiros que disputam a décima etapa do World Championship Tour (WCT), na Praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio, venceram na primeira fase do evento. Num dia de sol forte e ondas de até dois metros de altura, Rodrigo Dornelles e os irmãos Flávio “Teco” e Neco Padaratz garantiram vaga na terceira fase da competição.

O gaúcho Rodrigo Dornelles foi o responsável pela primeira vitória brazuca em Saquarema, graças a uma nota 8,25. “As condições estavam difíceis, mas essa onda veio lisinha e até ameaçou um tubo”, disse o gaúcho.

Teco Padaratz também brilhou, mandando Daniel Wills e Danilo Costa para a repescagem. Mas foi seu irmão quem protagonizou a disputa mais emocionante da primeira fase. Neco, o australiano Luke Egan (vice-líder do WCT) e o convidado Marcelo Trekinho se alternaram na liderança da bateria durante todo o tempo, mas a um minuto do fim o catarinense conquistou a vitória, com 7,65.

“Eu sabia que precisava de pouco. Fui paciente para esperar a onda certa”, disse Neco, comemorando a chance de competir no Brasil. “Sempre é bom estar em casa.”

Quem roubou a cena na abertura da 10.ª etapa foi mesmo o havaiano Andy Irons luta para conquistar o título antecipadamente. Ele obteve a melhor pontuação do dia, com uma nota 10 em sua primeira onda e um 9,5 já no fim da bateria. “Gostei muito das ondas daqui. Lembram um pouco as de Ehukai Beach Park (praia ao lado de Pipeline, no Havaí). Tive sorte de pegar aquelas ondas”, disse Irons.

Repescagem

Depois da manhã perfeita, quatro baterias abriram a repescagem do WCT em Saquarema, na tarde de ontem. Os organizadores do evento optaram por aproveitar as boas condições da Praia de Itaúna, que apresentava ondas entre 2 e 2,5m.

Os resultados mais uma vez não foram bom para os brasileiros. Dos quatro que caíram na água, apenas Léo Neves passou para a terceira fase. Ele fez 15.75 e derrotou o australiano Daniel Wills, quinto do mundo no rankling atual e que somou 12.75.

Já Marcelo Trekinho não foi páreo para o americano CJ Hobgood, que tirou 14.75 contra 11 do surfista carioca. Outro brazuca eliminado da competição foi Tanio Barreto, que perdeu para o australiano Taj Burrow por 16,10 a 9,10. O australiano Luke Egan despachou Alexandre Almeida, por 11,75 a 4,25.

Hoje estão programadas as últimas 12 baterias da repescagem. Estão na briga mais nove brasileiros.

Voltar ao topo