Esperança

Sul-Americana pode ajudar nas finanças do Atlético

Numa época de vacas magras, a Sul-Americana pode fazer bem para as finanças do Furacão. Caso prossiga às fases seguintes e alcance a final da competição, o clube pode arrecadar cerca de 1 milhão de dólares (quase dois milhões de reais).

No entanto, a premiação nem seria o mais importante neste caso. Expor novamente a marca Atlético Paranaense ou “El Paranaense”, como é mais conhecido no mercado internacional, é o mais interessante no momento.

Essa exposição pode, inclusive, facilitar negociações em busca de patrocinadores para o naming rights (cessão de nome) do estádio e do CT, na visão do departamento de marketing do Furacão. E os eventuais ganhos não param por aí.

Existe também um acordo interno do clube com os atuais patrocinadores para o recebimento de cotas caso avance às etapas seguintes da Sul-Americana. O Rubro-Negro inicia sua caminhada nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, contra o Botafogo-RJ, na Arena. O jogo de volta acontecerá em 16 de setembro no Rio de Janeiro.

Dinheiro

A cada fase da Copa Sul-Americana os participantes recebem cotas da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Nelas está incluso a quantia a ser gasta pelos clubes com deslocamento, estadia e alimentação. No caso do valor total da cota não ser utilizado não há necessidade de devolução à Conmebol.

A “sobra” vai para os cofres dos clubes como uma bonificação. Portanto cabe a eles bem administrar o dinheiro recebido da Conmebol. A entidade paga premiação livre somente para os finalistas da competição.

Para essa fase regional, o valor da cota recebida pelo Atlético ainda não foi divulgado. O departamento financeiro deverá ser informado sobre o assunto ainda hoje. Conforme explicações do clube, não há tanta pressa no recebimento da cota, pois o primeiro jogo será em Curitiba, o que não acarreta em grandes gastos.

Ressalta-se que as cotas são progressivas. A cada etapa superada, o valor pago pela Conmebol praticamente vai dobrando. A publicidade do torneio também gera bons dividendos aos participantes.

Quem passar pelo confronto entre Atlético-PR e Botafogo, já tem o adversário das oitavas-de-final conhecido. É o Emelec, do Equador, que venceu os dois jogos contra o Zamora, da Venezuela (1 a 0 e 2 a 1).

Vantajoso

Conforme o diretor de marketing do Atlético, Roberto Karan, a Copa Sul-Americana é importante para o clube exatamente pela exposição nacional e internacional.

“O torneio é muito vantajoso do ponto de vista do marketing. Pode nos ajudar nas negociações (com eventuais empresas interessadas em investir no futebol) porque a marca Atlético será valorizada. Por isso torcemos para que o clube avance às outras fases, pois o nosso nome ganha destaque fora e dentro do Brasil também. O Inter-RS provou isso ano passado”, explicou o dirigente.

Pelo que foi discutido entre os departamentos de marketing e de futebol do Furacão, a Sul-Americana deste ano será valorizada. Diferente do que ocorreu em 2008 quando o Atlético jogou com uma equipe reserva para preservar o grupo principal objetivando uma reação no Campeonato Brasileiro.

“Pelo planejamento atual, a Sul-Americana terá a mesma importância dada à Copa do Brasil e Brasileirão, por exemplo. Neste ano estamos melhores que no ano passado e por isso não vamos priorizar o Brasileiro. A competição sul-americana ajuda a elevar o nome do Atlético e para o clube isso é muito bom. Principalmente para o marketing”, completou Karan.