Suíços estão nas quartas do Aberto da Austrália

São Paulo – O número 1 do mundo e quase imbatível, Roger Federer, e a ex-rainha do tênis feminino e fora do circuito há três anos, Martina Hingis, desembarcaram em Melbourne com objetivos bem diferentes. Se Federer só poderia esperar por um novo título, o mesmo não acontecia com Hingis. Agora, no início da segunda semana do Aberto da Austrália, ambos estão em situação idênticas: a três vitórias do troféu de campeão. Para Federer, o primeiro grande teste surgiu ontem, rodada em que sofreu, mas venceu o alemão Tommy Haas, por 6/4, 6/0, 3/6, 4/6 e 6/2. Para Hingis, que venceu Samantha Stosur, por 6/1 e 7/6, o grande duelo está por vir. Nas quartas-de-final vai pegar a belga Kim Clijsters.

?Foi bom eu ter vencido em cinco sets?, disse Federer,  aliviado após sua vitória sobre Haas. ?Joguei de maneira fantástica os dois primeiros sets, mas depois tive um verdadeiro teste para o coração.? A partida contou com lances dramáticos e outros discutíveis, como uma marcação do juiz de linha prejudicando Haas, e que deu vantagem de 4 a 2 para Federer no quinto set.

A verdade do jogo, porém, é que o tenista suíço dormiu no ponto. Abriu chances de reação para Haas e depois complicou-se na partida. Sem manter a concentração, cometeu um número enorme de erros não forçados, 58, onze a mais do que em todo o resto do torneio. Seu próximo desafio será com o russo Nikolay Davydenko, que eliminou o eslovaco Dominik Hrbaty, por 4/6, 4/6, 6/4, 6/2 e 6/3.

A outra partida das quartas-de-final terá Nicolas Kiefer (ganhou de Juan Ignácio Chela por 7/6, 6/3 e 6/3) diante de Sebastien Grosjean, que eliminou o compatriota Paul-Henry Mathieu, por 7/5, 6/2 e 6/2.

Mesmo sonho

Três anos fora das quadras não foram suficientes para afastar de Martina Hingis o sonho de voltar a colocar-se entre as líderes e a conquistar títulos importantes. Em mais uma atuação marcante, a ex-número 1 do mundo derrotou Samantha Stosur e parte para seu maior desafio até agora: enfrentará a belga Kim Clijsters, que derrotou Francesa Schiavone por 7/6 (7/5) e 6/4.

No próprio Aberto da Austrália, Hingis teve uma derrota marcante. Na final do torneio de 2002, perdeu o título para Jennifer Capriati, depois de ter desperdiçado quatro match points.

Se para Hingis, esse tipo de trauma incomodou sua atuação, para Kim Clijsters o maior problema é o físico. ?Estive nesta última semana mais tempo na sala de fisioterapia do que nas quadras de treino?, reclamou a belga, que esteve ameaçada de não jogar em Melbourne por causa de uma lesão.

Nos outros jogos do feminino, Amelie Mauresmo passou por Nicole Vaidosova, por 6/1 e 6/1, enquanto Patty Schnyder derrotou Anastásia Myskina por 6/2 e 6/1.

Voltar ao topo