Stock Car corre penúltima etapa da temporada hoje

A capital do Brasil, recebe neste domingo às 11h, a penúltima etapa da Stock Car. Para o piloto da Girho’s, Ricardo Zonta, uma disputa acirrada e emocionante deve ser travada no percurso do Autódromo Internacional de Brasília.

Em 2009, Zonta conquistou o segundo lugar na primeira corrida em Brasília, o que motiva ainda mais a busca pela vitória. “Estou focado em vencer esta prova e acredito que nossa equipe tem condições para isto”, afirma.

O piloto, que também disputa outros campeonatos, conquistou uma vitória no Mundial de FIA GT, em Navarra, na Espanha, durante intervalo da Stock Car. “Foi uma corrida surpreendente e uma ótima preparação para Brasília”, destaca.

O fato da pista do autódromo Nelson Piquet ser bastante abrasiva, os pneus sofrem um desgaste enorme e, segundo Zonta, para conquistar uma boa classificação é preciso andar rápido e ao mesmo tempo poupar os pneus, o que torna a prova ainda mais interessante.

“Nosso carro está rápido, sendo um grande diferencial para a prova de Brasília, que possui uma pista de alta velocidade e que gera equilíbrio. Como o traçado proporciona muitas ultrapassagens, o ideal é andar sempre na frente e administrar as vantagens”, diz Zonta.

Ultrapassagens vão ditar os resultados

Divulgação
O paranaense Thiago Marques sabe da estratégia a ser aplicada na prova de Brasília.

A 11.ª e penúltima etapa da Copa Caixa Stock, que será disputada neste domingo em Brasília (DF), será marcada pela novidade da prova ser disputada pelo “oval” do Autódromo Internacional Nelson Piquet.

“É uma pista simples, onde todo mundo anda junto, com os carros tortos para um lado, mas que tem as suas “manhas’ e estratégias bem específicas”, explica o paranaense Thiago Marques (Cimed Medicamentos/Alpina/Super Cola/Votomassa), ex-campeão da Stock Car Light. A prova terá largada as 11 horas, com transmissão pela TV Globo.

O acerto para o anel externo do autódromo brasiliense, onde as quatro curvas de raios similares contornadas no sentido horário são separadas por grandes retas, induz que o Stock Car tenha as quatro rodas ligeiramente inclinadas para o mesmo lado e exige que o piloto tenha um bom motor.

Apesar da aparente simplicidade, Thiago Marques destaca que há detalhes importantes a serem observados para uma boa performance em Brasília. “Um é o desgaste de pneus, já que o asfalto deste autódromo é muito gasto e as pedrinhas estão na superfície. É bem abrasivo. Alguns pilotos vão fazer acerto para trocar os quatro pneus no pit stop e outros vão mudar apenas os dois de fora, do lado esquerdo”, aponta.