Sotaque colombiano no Rubro-Negro

Em busca de sua primeira vitória contra o Palmeiras, jogando em São Paulo, o Atlético viajou no início da noite com a escalação indefinida – para a imprensa e o torcedor. Pelos treinamentos realizados, Antônio Lopes vai mudar o esquema de jogo e voltar para o 4-4-2. A grande novidade é a confirmação do volante colombiano Edwin Valencia, que fará a sua estréia. Tiago treinou, mas ainda é duvida.

Ontem, o técnico adotou duas formações diferentes.

Na primeira, o meio-campo foi formado por três volantes -Alan Bahia, Valencia e Cristian – e a ligação foi exercida por Tiago, que se movimentou durante cerca de 30 minutos. ?Estou com um pouco de dor na perna. Mas até domingo acho que estarei bem melhor e vai dar para encarar?, afirmou.

Tiago disse que a cada dia está se sentindo mais à vontade no Atlético para desempenhar o seu futebol. ?Tento fazer o que o Lopes pede?, resumiu.

Na outra formação testada, o Atlético permaneceu com três volantes, mas o setor de armação foi ocupado por Válber, que treinou bem diante do Iraty, na última quarta-feira, e marcou um dos gols da vitória rubro-negra por 2 a 0. Caso Tiago não apresente condições de jogo no domingo, Válber é a opção.

Segredos

Outra dúvida que Lopes deixou no ar é sobre a utilização de Cristian como titular. O atleta não teve boas participações no ano e foi muito criticado pela torcida na era Vadão. Ontem, ele jogou no lugar de André Rocha. Na última coletiva concedida pelos jogadores, na terça-feira, André estava com um forte resfriado e isso pode ser o motivo de não ter treinado como titular. Jancarlos é outro que saiu mais cedo do treino, com dores musculares, e foi substituído por Nei.

Lopes, como de costume, não adianta formação tática e escalação de jogadores que irá utilizar. E ainda despista. ?4-4-2 ou 3-5-2 é só formatação, é a distribuição dos jogadores em campo. O importante é a filosofia de jogo, a movimentação dos jogadores e o sistema de marcação?, afirmou.

O Rubro-Negro realiza hoje mais um treino em  São Paulo, no qual Lopes deverá definir a equipe que enfrenta o Palmeiras amanhã, às 16h, no Parque Antárctica.

Nada a esconder

Foto: Valquir Aureliano
Ao contrário do Atlético, o Sport, do técnico Geninho, deixou a imprensa acompanhar o treino.

O Atlético se superou ontem em relação ao tratamento com a imprensa. Menos de dez minutos foram destinados para a captação de imagens sobre o treinamento do Furacão e, devido ao horário apertado para o embarque para São Paulo, a entrevista coletiva foi concedida a ?toque de caixa?.

Em contrapartida, foi possível fazer fotos do treinamento do Sport Recife, equipe que também treinou na tarde de ontem no CT do Caju, com o objetivo de enfrentar o Paraná. Geninho, técnico que faz sua estréia no Sport, demonstrou a simpatia de sempre e permitiu o acesso da imprensa, revelando que a equipe pernambucana não tem segredos.

Volante ganha uma chance

A nova arma rubro-negra e esperança para melhorar o meio-campo faz sua estréia amanhã no Brasileirão.

O colombiano Valencia tem feito bons treinos e já havia sido elogiado por Vadão, poucos dias antes de deixar o Atlético. A postura do volante também agradou Lopes e garantiu um lugar no time principal. Valencia, que ficou no banco de reservas contra o Fluminense, ganha sua primeira chance como titular contra o Palmeiras. ?Vai iniciar (o jogo). Estamos sem o Erandir e vamos colocar o Valencia para jogar. Tem feito bons treinos?, afirmou o treinador.

Outra característica do jogador elogiada pelo Delegado é a qualidade na saída de bola. ?Ele marca bem e é o volante que todos (times) querem. Tem boa saída de bola e bom passe. Pelo menos é isso que ele tem mostrado nos treinamentos e espero que no jogo corresponda?, analisou Lopes.

Valencia chegou ao Atlético no início de maio após se desvencilhar do América de Cali, time colombiano que defendeu por quase três anos. O atleta treinou em separado por um mês para entrar em forma.

E agora tem a primeira chance como titular.

Voltar ao topo