Show de Kaio Márcio em Belo Horizonte

Rio – Kaio Márcio Almeida ganhou as nove provas  que disputou no Circuito da Copa do Mundo de Natação 2005/06. No último dia de provas na Superfinal de Belo Horizonte, ontem, ele ganhou os 100m borboleta (51s75). Este foi o 15.º ouro do país, num total de 18 ouros na temporada atual, que teve oito etapas.

Antes, o máximo que os nadadores brasileiros conseguiram foram 14 vitórias, no circuito de 2000/01, quando a Copa tinha 10 etapas. Kaio também é o maior medalhista brasileiro de ouro em uma só edição da Copa e o segundo do país em total de vitórias na história da competição (11).

Antes dele, apenas Gustavo Borges tinha seis vitórias na temporada de 1998/99. Em sua carreira, Gustavo somou 15 primeiros lugares em etapas da Copa do Mundo de Natação. Com a premiação da FINA de US$ 1.500 por medalha de ouro da Copa, Kaio faturou US$ 13.500.

?Tive um resultado excelente e estou muito feliz. É bacana também levar o nome do Brasil desta forma tão positiva, com tantas vitórias e como recordista mundial. Já gastei boa parte do dinheiro. Paguei dívidas, comprei máquina digital, vídeo game, mas também não esqueci de poupar um pouco?, brincou.

Kaio e o alemão Thomas Ruprath (51s80), primeiro do ranking mundial da prova em 2005, mais uma vez fizeram uma prova emocionante. Os dois visivelmente se pouparam nas eliminatórias e entraram na final, respectivamente, nas raias dois e seis. A Superfinal de Belo Horizonte definiu a equipe que irá competir no 8.º Mundial em Piscina Curta, de 5 a 9 de abril, em Xangai, na China. O time contará com 21 atletas, em 21 provas. Os melhores índices técnicos na etapa de Belo Horizonte foram o sul-africano Ryk Neethling, que somou 977 pontos pelo desempenho nos 100m medley (53s72), e a alemã Janine Pietsch, que conseguiu 999 pontos nos 50m costas (27s25).

César Castro disputa Circuito Mundial

O saltador César Castro, atleta da Mackenzie, será o único representante do Brasil na etapa de abertura do Circuito Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação), que tem início hoje, em Sydney, na Austrália. César disputará o trampolim de 3m, prova na qual é especialista.

Após 20 dias de treino na China, César conquistou a medalha de bronze no Campeonato Australiano, onde competiu como convidado. O saltador diz estar preparado para o evento.

?Os treinos na China foram muito bons e ter disputado o Campeonato Australiano foi excelente para ganhar ritmo de competição. Me sinto 100%?, explica César, que está na Austrália em companhia do treinador Ricardo Moreira.

Em 2005, César Castro subiu três vezes ao pódio em competições do Circuito Mundial. Foi bronze na etapa de Madrid, na Espanha, e prata nas etapas de Fort Lauderdale, nos EUA, e Roma, na Itália. César também conquistou três bronzes na Universíade.

Voltar ao topo