Sem surpresas no Troféu Brasil

O campeonato brasileiro absoluto de natação, Troféu Brasil/Correios, começou ontem, no Minas Tênis Clube, em alta. No primeiro dia foram disputadas as eliminatórias da primeira etapa e o destaque do dia foi Flávia Delaroli, do Pinheiros.

Uma das poucas atletas que já possui índice para o Mundial de Desportos Aquáticos de Montreal, em julho, com tempo feito nos Jogos Olímpicos de Atenas (25s17), Flávia marcou 25s61 na terceira das quatro séries dos 50m livre e outra vez fez melhor que os 25s70 do índice. A final, no entanto, promete ser dura não só para Flávia, pois o melhor tempo da tarde (25s26) foi da sueca Therese Alshammar, que está competindo pelo Minas Tênis.

Entre os homens, César Cielo, do Pinheiros, sai na raia quatro dos 50m livre, com 22s92. Um empate em 23s12 coloca José Meolans, da Unisanta, e João Oliveira, do Mogiano, respectivamente nas raias três e cinco. O sul-africano Ryk Neethling, nadando pelo Pinheiros, por pouco não entra na final. O atleta, que parece ter se poupado, fez 23s43 e sai na raia de número um, com o sétimo tempo das eliminatórias.

Nos 200m peito, a francesa Anne Paranthoen, do Pinheiros, fez o melhor tempo (2m36s22). Na versão masculina da prova, três atletas do Minas Tênis fizeram as melhores marcas da eliminatória. Henrique Barbosa (2m17s68), Thiago Peireira (2m19s34) e Marcelo Tomazini (2m20s09).

Encerrando o primeiro dia de finais acontecerão duas provas que nadam as séries mais fortes pela manhã: 800m livre feminino e 1.500m livre masculino. A prova mais longa feminina terá, entre outras, a campeã olímpica dos 200m livre, a romena Camélia Potec, que defende as cores do Minas, além de Joanna Maranhão, agora pelo Pinheiros, e Nayara Ribeiro, também do Minas. Já nos 1.500m, o recordista brasileiro da prova, Luiz Lima e Luiz Arapiraca saem com os dois melhores tempos de entrada.

Voltar ao topo