Sem opções, Atlético põe um mistão para jogar hoje

Ameaçado de perder pontos no STJD e com vários desfalques, o Atlético vai para cima do Guarani praticamente com uma equipe mista, na quinta rodada do campeonato brasileiro.

A lista de desfalques foi se ampliando durante a semana e, para piorar, o volante Alan Bahia sofreu uma contusão no joelho, ontem, e é mais um titular a ficar de fora. Sem considerar Washington e Adriano, que já não vinham atuando, o time do técnico Levir Culpi perdeu o zagueiro Rogério Correia, o atacante Dagoberto e ainda pode ficar sem o zagueiro Fabiano e o goleiro Diego, ambos em recuperação. Com tantos problemas, a definição do time fica para momentos antes da partida contra o Bugre, programada para as 16 horas de hoje, em Campinas.

Na primeira semana cheia de trabalho do novo treinador atleticano, sobraram problemas e confusões no tapetão para a montagem da equipe. Após o Atletiba, foi constatado que Dagoberto sofreu uma lesão na coxa e pára por duas semanas. Na terça-feira, foi a vez de Rogério Correia dar entrada no departamento médico. A vilã também foi a coxa esquerda. Somados a isso, Fabiano levou quatro pontos no supercílio e foi poupado dos treinamentos para evitar um mal maior nas bolas cabeceadas. Ele quer ir para o jogo, mas Levir não sabe se arrisca.

Na quinta-feira, o goleiro Diego sentiu o músculo da coxa (ao mesmo tempo que a CBF republicava seu nome no BID e aumentava a confusão em torno de sua participação na competição). Dúvida, ele viaja para Campinas, mas tem poucas chances de entrar em campo. Ontem, mais uma baixa. Desta vez, com as fortes chuvas sobre a cidade, o treinador resolveu levar o elenco para uma cancha coberta com grama sintética. Piorou tudo. O volante Alan Bahia acabou torcendo o joelho e pode ficar até um mês de molho, além de poder ser obrigado a ir para a faca. O DM rubro-negro deve informar hoje o grau da lesão do jogador.

Com a bruxa solta, resta a Levir Culpi tentar remontar o time para buscar a primeira vitória em sua volta à Baixada confiando em quem entra. “Alguns jogadores não estavam nem concentrando, alguns não estavam nem no banco. O elenco é muito bom e eles querem uma oportunidade de jogar, que está aparecendo agora”, destaca o treinador.

Para ele, o treinamento não foi o bastante, mas deve ser compensado com inteligência. “Se nós nos unirmos bem e fecharmos todos juntos na parte tática, podemos trazer um bom resultado lá de Campinas”, aponta. Entre os que ganham oportunidade estão o zagueiro Ígor (espécie de 12.º titular), o volante Bruno Lança e os atacantes Rena, Ricardinho e Dennys (dois deles serão titulares).

Julgamento do caso Diego marcado para quarta-feira

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) denunciou ontem o Atlético no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) pela utilização do goleiro Diego no Atletiba de domingo passado. O julgamento da questão está marcado para a próxima quarta-feira (dia 12) na terceira comissão disciplinar. Se for condenado, o Rubro-Negro perde seis pontos no Campeonato Brasileiro e leva uma multa entre R$ 5 mil e R$ 50 mil.

Para surpresa geral, o presidente do STJD, Luiz Zveiter, mudou ontem o procurador que está cuidando do caso. Saiu Lindolfo Marinho e entrou Maria Manuela Gaspar, a mesma que cuidou do caso Ataliba, do Coritiba. O Furacão vai para o banco dos réus após ser denunciado pelo Alviverde, que acusa o clube da Baixada de ter colocado Diego irregularmente no último clássico. O nome do jogador não está no BID especial (a CBF chegou a incluir o goleiro, mas retirou um dia depois) e foi republicado na quarta-feira no BID normal, que sai todos os dias, e aumentou a confusão.

Guarani mantém Santana no comando

Desclassificado da Copa do Brasil pelo Santo André, o Guarani resolveu manter o técnico Joel Santana no cargo e vai para cima do Atlético buscar uma vitória para amenizar a crise no Brinco de Ouro. Dos 17 jogos dirigidos pelo treinador, o Bugre ganhou apenas três. Uma marca pouco invejável e que deixa o clube de Campinas em pé de guerra com sua torcida a cada apresentação em casa. Com um elenco limitado e com a maior estrela sendo o decadente atacante Viola, Joel Santana tenta manter a mesma base e conseguir, na continuidade, dar um padrão tático ao time. Contra o Atlético, as principais novidade estão na defesa e no meio. O zagueiro Gláuber sentiu uma forte dor no joelho direito e será substituído por Juninho. Já na cabeça-de-área, Roberto volta ao time, no lugar de Sidnei, que cumprirá suspensão automática. Ao contrário das últimas partidas, desta vez, Joel Santana vai colocar o time no 4-4-2. A definição aconteceu na manhã de ontem, mas o treinador preferiu não forçar o ritmo devido às fortes chuvas ocorridas em Campinas.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Súmula
Local: Brinco de Ouro (Campinas)
Horário: 16 horas
Árbitros: Luís Antônio Silva Santos (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima (RJ) e Élson Passos Sena F.º

Guarani x Atlético

Guarani
Jean; Marlon, Juninho, Paulo André e Patrick; Roberto, Loscri, Careca e Luís Fernando; Alexandre e Viola. Técnico: Joel Santana.

Atlético
Diego (Cléber); Ígor, Fabiano e Marinho; Fernandinho, Bruno Lança, William, Jádson e Marcão; Rena (Ricardinho) e Dennys. Técnico: Levir Culpi.

Voltar ao topo