Sem dores, Ronaldo treina com novo visual

Saitama (AE) – O mistério está quase desfeito. Ronaldo participou ontem do treino da seleção, saiu de campo sem se queixar de dores na coxa e ficou muito mais próximo de participar do duelo com a Turquia por vaga na final do Mundial. O atacante brasileiro passará por nova avaliação hoje e, se tudo correr conforme o previsto pelo médico José Luiz Runco, será liberado para a partida de amanhã, às 8h30 (horário de Brasília), em Saitama.

O goleiro Marcos levou pancada na perna, em jogada com Belletti, está sob observação, mas deve recuperar-se em tempo. A expectativa no final da tarde de ontem girava em torno da presença de Ronaldo no bate-bola programado para o local da revanche com os turcos.

O médico da seleção havia dito, no domingo, que autorizaria a presença do craque apenas se apresentasse evolução na recuperação. Quando Felipão chamou os jogadores, para formarem um círculo antes do aquecimento, o atacante da Inter de Milão estava junto com os demais. Com corte de cabelo novo, estranho e que não deve ter vida longa.

Ronaldo fez os exercícios normais e participou de 30 minutos do coletivo, que durou menos de uma hora. Ao sair, conversou rapidamente com o médico, ficou à beira do gramado e foi para o vestiário. “Ele treinou o que havia sido combinado” afirmou Runco, com cautela, mas sem pessimismo. “Agora, vamos ver a reação dele”, adiantou. “Quero analisar melhor.”

O chefe da equipe médica – há outros dois auxiliares – deixou claro que não liberou ainda o astro para esforço normal. A estratégia é a de ganhar tempo, para não tomar decisão precipitada. Mesmo assim, lançou uma advertência. “Se não puder dar piques, não o coloco em campo”, assegurou. “Se não sentir nada, dou mais intensidade nos treinamentos que restam antes do jogo.”

Quem gostou do que viu foi Felipão. O treinador havia dito, no sábado, que Ronaldo jogaria contra a Turquia, até se “tivesse meia perna boa”. Dado o desconto necessário ao exagero, ele sabe da importância da escalação de um dos “Rs”, já que Ronaldinho Gaúcho cumpre suspensão automática. Por cautela e coerência, Luizão entrou no lugar de Ronaldo para completar o time.

Mais mistérios

Outro mistério praticamente desfeito, salvo surpresa de última hora, refere-se ao substituto de Ronaldinho. Felipão não saiu de sua linha de conduta e colocou Juninho Paulista entre os titulares, já que havia saído apenas no clássico com a Inglaterra para que o meio-de-campo ficasse mais reforçado com Kléberson. O volante do Atlético-PR permanece na equipe, ao lado de Gilberto Silva, e dessa forma Juninho fica liberado para atuar mais à frente.

Felipão deve optar por segurança no meio e na defesa e confia novamente na capacidade de desequilíbrio de Rivaldo e Ronaldo. Os dois principais atacantes do time são responsáveis por 10 dos 15 gols marcados até agora e sua presença é imprescindível para superar de novo a Turquia. A intenção agora é mexer apenas no que for necessário. O treinador sabe que, depois de cinco vitórias, e a duas do título, o melhor é apostar no que dá certo.

A comissão técnica antecipou o treino de reconhecimento no estádio – em princípio marcado para hoje – porque a previsão é de chuva. O tempo está nublado em Saitama desde o fim de semana e ontem à noite garoou. Como a temperatura baixou de 27 graus em Shizuoka para 20 na sede das semifinais, a preocupação é a de não expor os jogadores ao mau tempo. E resguardá-los para o penúltimo ato de uma saga até agora quase perfeita.

Voltar ao topo