São Paulo arranca um empate no final contra o Cruzeiro

Cruzeiro e São Paulo empataram por 1 a 1, em jogo disputado neste domingo no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista arrancou empate nos acréscimos, aos 46 minutos, com um gol do zagueiro Antônio Carlos. Júlio Baptista marcou o gol dos mineiros, em bela cobrança de falta, aos 5 da segunda etapa.

Com o resultado, o São Paulo ficou na vice-liderança da competição, com 4 pontos. Com a mesma pontuação, o Cruzeiro ficou na quarta posição, em virtude do menor saldo de gols.

O jogo marcou o retorno do centroavante Luis Fabiano ao ataque do São Paulo. Ele havia sido preservado na derrota que a equipe sofreu na última quarta-feira para o CRB, em Alagoas, pela Copa do Brasil. No Cruzeiro, que estreou uniforme novo, o técnico Marcelo Oliveira escalou o time titular, mesmo com o importante compromisso desta quarta, quando os mineiros enfrentam o Cerro Porteño, em Assunção, no Paraguai, no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.

O Cruzeiro iniciou a partida buscando mais o ataque do que o São Paulo, mas a partida contou com pouquíssimos lances agudos nos primeiros 15 minutos. No primeiro deles, aos 9, o atacante improvisado Júlio Baptista desviou de cabeça uma cobrança de lateral e obrigou o goleiro são-paulino Rogério Ceni a fazer providencial defesa. Poucos minutos depois, aos 14, o meia Boschilia respondeu para a equipe paulista. Arriscou um chute de fora da área que passou com certo perigo, perto da trave do goleiro Fábio.

O jogo continuou truncado, com muita marcação de ambas as equipes e poucas chances, mas o Cruzeiro buscava mais o gol, ratificando sua condição de mandante da partida. Aos 22 minutos, em uma ótima oportunidade, que contou com três jogadores da equipe mineira livres de marcação, o meia Ricardo Goulart desviou uma cobrança de falta para fora, enquanto que a defesa são-paulina apenas olhou a jogada.

Aos 41 minutos, o São Paulo teve uma boa chance em uma cobrança de falta de Rogério Ceni. Apesar de caprichar na batida, a bola passou acima do gol de Fábio, para alívio dos cruzeirenses presentes no estádio. Aos 43, o meia Everton Ribeiro ainda arriscou um cruzamento na área do time paulista e a bola passou bem perto do gol, mas seguiu pela linha de fundo, na última das poucas oportunidades do fraco primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o São Paulo voltou mais interessado em abrir o marcador, mas foi o Cruzeiro que fez o gol. Aos 5 minutos, em uma bela cobrança de falta, Júlio Baptista colocou a bola no canto direito de Rogério Ceni, que nem se mexeu: 1 a 0.

Aos 10 minutos, o time paulista teve uma boa chance de empate, depois de uma cabeçada do zagueiro Antônio Carlos defendida facilmente por Fábio. Na sequência, aos 11, o Cruzeiro respondeu com um chute de Ricardo Goulart defendido por Rogério Ceni.

O segundo tempo já era bem melhor do que o primeiro, com ambas as equipes praticando um futebol um pouco mais solto. Para buscar o empate, o técnico Muricy Ramalho, que já havia sido obrigado a tirar o lesionado lateral-direito Douglas por Luis Ricardo na primeira etapa, trocou, logo aos 13 minutos da segunda, o meia Boschilia pelo atacante Osvaldo.

Aos 23 minutos, Júlio Baptista deu lugar ao centroavante Borges no Cruzeiro. Aos 24, o técnico Marcelo Oliveira também tirou o lateral-direito Ceará para a entrada de Mayke e Muricy Ramalho queimou a última substituição possível, tirando o volante Maicon para a entrada de Hudson. Aos 27, o volante Nilton entrou no lugar do atacante Willian na equipe mineira.

O jogo voltou a ter poucas oportunidades agudas de gol. Um lance mais perigoso só foi acontecer aos 37 minutos com o Cruzeiro, depois de uma bela jogada de Everton Ribeiro. No rebote, Lucas Silva mandou um chute de fora da área, obrigando Rogério Ceni a fazer uma importante defesa.

Quando tudo caminhava para vitória do Cruzeiro, o São Paulo conseguiu o empate nos acréscimos. Depois de uma cobrança de falta de Osvaldo, o zagueiro Antônio Carlos cabeceou para o fundo das redes de Fábio, aos 46 minutos, na última chance de gol da partida.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Cruzeiro jogará fora de casa no sábado, dia 3 de maio, contra o Atlético Paranaense. O São Paulo, por sua vez, receberá no mesmo dia o Coritiba, na capital paulista.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 1 x 1 SÃO PAULO

CRUZEIRO – Fábio, Ceará (Mayke), Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Henrique, Lucas Silva, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Willian (Nilton) e Júlio Baptista (Borges). Técnico: Marcelo Oliveira.

SÃO PAULO – Rogério Ceni, Douglas (Luis Ricardo), Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Alvaro Pereira; Souza, Maicon (Hudson), Ganso e Boschilia (Osvaldo); Alexandre Pato e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho.

GOLS – Júlio Baptista, aos 5, e Antônio Carlos, aos 46 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Henrique e Samudio (Cruzeiro); Álvaro Pereira (São Paulo).

ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG).

Voltar ao topo