Roger Federer leva o “Oscar do Esporte”

Barcelona – Desta vez não deu para Ronaldinho Gaúcho. O tenista Roger Federer foi o grande vencedor do prêmio Laureus, concedido ontem, em Barcelona, ao melhor esportista do ano.

O prêmio é considerado uma espécie de "Oscar do esporte", e também concorriam o atual campeão mundial de Fórmula 1, o espanhol Fernando Alonso, os norte-americanos Tiger Woods, golfista, e Lance Armstrong, ciclista, e o motociclista italiano Valentino Rossi.

Foi o bicampeonato de Federer, que já havia vencido o prêmio no ano passado e ganhou novo ânimo em sua luta pelo inédito título de Roland Garros, o único Grand Slam que nunca venceu, a partir da próxima segunda-feira. O prêmio de melhor atleta feminina foi entregue à esquiadora croata Janica Kostelic, que conquistou o tetracampeonato na Olimpíada de Inverno, em Turim.

O futebol foi superado em outras duas premiações oferecidas pelo Laureus: o Barcelona, candidato a melhor equipe do ano, perdeu o prêmio para a Renault, enquanto o tenista Rafael Nadal superou o atacante argentino Lionel Messi, companheiro do Ronaldinho nos campeões europeus, como Revelação do Ano.

Outro prêmio para o tênis foi conquistado pela suíça Martina Hingis, escolhida como o Retorno do Ano, um dia depois de conquistar, em Roma, seu primeiro título depois de três anos longe das quadras. De quebra, ganhou elogios do compatriota Federer. "Estou impressionado por já vê-la entre as 15 melhores. Ela cumpre tudo a que se propõe; não somente fala, mas faz".

Outros Laureus foram entregues ao cadeirista sul-africano Ernst van Dyk, como melhor atleta paraolímpico, a Valentino Rossi, um prêmio especial por seu espírito esportivo, e ao ex-jogador e técnico holandes Johan Cruyff, pela trajetória profissional. A festa foi prestigiada pelo rei da Espanha, Juan Carlos II, pelo ex-tenista alemão Boris Becker e por estrelas de Hollywood, como Teri Hatcher e Morgan Freeman.

O Laureus é concedido pela Academia Mundial do Esporte. Os atletas indicados foram os mais votados numa eleição realizada entre 737 jornalistas esportivos de 99 países, e seus nomes, submetidos aos 42 membros da Academia – que conta com nomes como Pelé, Franz Beckenbauer, Emerson Fittipaldi, Michael Jordan, Nadia Comaneci e Sergei Bubka.

Marcos Daniel derrota Hewitt

São Paulo – Um dos poucos brasileiros classificados para Roland Garros, o gaúcho Marcos Daniel conseguiu um dos melhores resultados de sua carreira, justamente num torneio preparatório para o Aberto da França, que começa domingo. Em Portschasch, na Áustria, Daniel derrotou o ex-número 1 do mundo, o australiano Lleyton Hewitt, por 3/6, 6/3 e 7/6 (7/3). Na próxima rodada joga com o romeno Andrei Pavel, que superou Carlos Berlocq por 7/5 e 6/2.

Quali

Andre Sá, 186.º da ATP, estréia hoje no qualifying de Roland Garros, contra o argentino Juan Martin Del Potro, de 17 anos, 139.º colocado na lista mundial.

Saretta é o número 1 do Brasil

São Paulo – Com a vitória no Masters Series de Hamburgo sobre o russo Marat Safin, na última semana, o brasileiro Flávio Saretta voltou a se tornar o melhor tenista do País no ranking da ATP. Na lista divulgada ontem, Saretta aparece em 87.º, com 457 pontos. Já Marcos Daniel está em 89.º, com 449. O destaque ficou para o espanhol Tommy Robredo, que no domingo conquistou o Masters de Hamburgo ao bater o checo Radek Stepanek por 3 a 0.

Robredo subiu cinco posições e está em sétimo lugar, com 2.020 pontos. A liderança continua com o suíço Roger Federer, com 7 010. Em segundo está o espanhol Rafael Nadal, com 4.545.

Voltar ao topo