Ricardo Zonta fica fora do playoff da Stock Car

Com problema no push-to-pass e sem a geladeira que resfria o corpo por meio de serpentinas dentro do macacão, Ricardo Zonta esteve em apuros na corrida de Salvador da Copa Caixa Stock Car.

Mesmo assim, fez uma corrida heróica, evoluindo nove posições, marcando a melhor volta e terminando em sétimo lugar. Contudo, a combinação de resultados fez com que o paranaense não se classificasse para o playoff decisivo.

O ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1 se apoiou na estratégia ao parar assim que o primeiro safety car entrou na pista, evoluindo seis posições no momento em que os outros competidores efetuaram suas paradas.

Em seguida, duelou na pista e fez boas ultrapassagens, mas a quantidade de voltas neutralizadas pelo carro de segurança, por conta de acidentes, impediu Zonta de evoluir mais. Já seu parceiro, Julio Campos, foi a primeira vítima das confusões nas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB): acabou tocado por Felipe Maluhy logo na primeira volta e bateu forte, destruindo toda a parte esquerda de seu Chevrolet Vectra.

“Puxei o carro para o lado de dentro da pista e o Maluhy acionou o “push-to-pass’ e veio para o mesmo lado que eu. Como o carro ganha muita potência com esse sistema, acabei sendo atingido por ele e bati no muro”, resumiu.

A vitória ficou com Thiago Camilo, da RCM, que se classificou para a fase final ao lado de Max Wilson, Átila Abreu, Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Popó Bueno, Marcos Gomes, Luciano Burti, Daniel Serra e Allam Khodair. A próxima etapa da temporada está marcada para o dia 18 de setembro, em Santa Cruz do Sul.