Reunião hoje pode decidir onde será realizado o Atletiba

A indecisão sobre o local do primeiro Atletiba do Campeonato Paranaense terá novos desdobramentos a partir de hoje. No início da tarde, Ministério Público do Paraná (MP-PR), Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) se reúnem para definir, em conjunto, quais serão as primeiras ações concretas a serem tomadas sobre a realização do clássico, que ocorre na Quarta-Feira de Cinzas. A realização do jogo no Ecoestádio Janguito Malucelli ainda é uma incógnita, surgindo nos bastidores a hipótese de a Vila Capanema ser colocada como possível solução.

Na semana passada, MP-PR e PRF chegaram a sugerir que o clássico entre Atlético e Coritiba não fosse realizado no Ecoestádio, onde o Furacão está mandando suas partidas do Estadual. A Setran vai aguardar a reunião de hoje para dar uma posição oficial, em conjunto com os demais participantes. A grande preocupação dos órganismos competentes é manter a segurança de quem for ao jogo, mas também evitar transtornos de trânsito no local.

No dia 1.º de fevereiro, o torcedor atleticano André Scaramussa morreu atropelado nas redondezas do Ecoestádio, após a partida contra o Toledo. No jogo seguinte, semana passada, contra o Roma Apucarana, a Polícia Rodoviária Federal precisou organizar uma operação no local, resultando em congestionamentos na região.

Para o Atletiba, a preocupação da segurança de trânsito em relação ao Janguito Malucelli é redobrada por três questões: torcedores presentes no jogo, grande número de pessoas no Parque Barigui e retorno intenso de carros vindos do norte do Paraná, após o feriado. A região também é via de acesso a cidades como Campo Largo, Colombo e São José dos Pinhais, além de bairros da região.

De acordo com o secretário municipal de trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo, caso o Ecoestádio seja confirmado como palco do clássico, haverá necessidade de amplo trabalho de prevenção. “A secretaria tem que estar preparada e a população avisada, havendo preparação de semáforo e deslocamento de agentes [ao local]. Mas amanhã [hoje] vamos decidir a respeito disso, para tratar de trânsito e enfrentar aquilo que for necessário”, disse.

O promotor do MP-PR, Maximiliano Deliberador, vai conceder entrevistas somente após a reunião.

Depois de um posicionamento referente à reunião de hoje, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) deve anunciar as medidas a serem tomadas. “Não sei do que vão tratar, e vamos esperar pra saber o que vamos fazer”, disse o vice-presidente da entidade, Amilton Stival.