Prata da casa

Reforço fortalece as categorias de base do Tricolor

Lúcio Flávio não irá atuar apenas dentro das quatro linhas. A imagem do atleta estará intimamente ligada ao fortalecimento das categorias de base. O clube irá lançar, oportunamente, campanhas institucionais para a recuperação de sua essência: a formação de jogadores. Algo que deverá se estender à implantação de novas escolinhas de futebol. “O Paraná Clube precisa disso. Nos últimos anos, quando esse setor foi terceirizado, não se produziu mais nada”, lembrou Lúcio Flávio.

Com um histórico de palestras para garotos da base de vários clubes, o meio-campo sabe que este é um processo a longo prazo, mas que precisa ser implementado o quanto antes. “Com as escolinhas, você traz os meninos para o clube. É com esse trabalho, desde os primeiros passos no futebol, que você cria o vínculo, o carinho pelo clube”, analisou. “Foi assim com o Ricardo, comigo e com tantos outros garotos forjados pelo Paraná e que são também torcedores do clube.”

Para Lúcio Flávio, é preciso dar condições para os jovens serem forjados. A partir de um ponto, cabe aos atletas buscar espaço e seguir bons exemplos. “Hoje o problema é que muitos desses garotos chegam ao profissional já estragados. Pensam que já atingiram o objetivo, quando na verdade a vida do atleta só está começando”, destacou. “Eu, quando menino, sempre me espelhei nos melhores jogadores do time. Quando tive a chance de estar ao lado de Gil Baiano, João Santos e tantos outros, procurei absorver tudo que eles podiam me passar de bom. É assim que você vence na vida”, concluiu.

A imagem de Lúcio Flávio – disciplinado, líder e vencedor – será usada em campanhas promocionais para movimentar as escolinhas e também as categorias de base do Tricolor, que passam por reformulação total desde o dia 13 de março, data em que o clube recuperou o controle do Ninho da Gralha.