Red Bull apresenta carro e Vettel quer vitórias

A Red Bull apresentou nesta segunda-feira (9) seu carro para a temporada 2009, o RB5, seguindo o padrão austero da atual temporada, com uma entrevista coletiva e uma sessão de fotos no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, onde a Fórmula 1 terá durante a semana mais uma sessão de testes coletivos. E o alemão Sebastian Vettel promete lutar pela primeira vitória da equipe em 2009, depois de levar a “satélite” Toro Rosso a seu primeiro triunfo em 2008, no GP da Itália.

“O objetivo é vencer. Claro que não vou dizer aqui que vou ser campeão mundial. Até quero, mas ainda precisamos ver o que o carro pode fazer, em que ponto estamos em comparação com outras equipes”, afirmou o alemão de 21 anos, oitavo colocado no Mundial do ano passado, com 35 pontos.

Para ele, as mudanças no regulamento, com a volta dos pneus slick, a adoção do Kers e as mudanças aerodinâmicas, permitem à Red Bull sonhar com voos mais altos, depois de terminar em sétimo no último Mundial de Construtores, com 29 pontos. “Ferrari e McLaren são favoritos, sem dúvida, mas acho que as novas regras podem reduzir a diferença”, disse.

O projetista Adrian Newey preferiu conter um pouco o otimismo. Ele acha que o novo regulamento vai facilitar a realização de ultrapassagens, mas acha que a F-1 não terá o equilíbrio sonhado por torcedores e dirigentes, com alternância de líderes e vitórias a cada prova. “No ano passado tudo era muito próximo, e cinco equipes venceram corridas. Agora, acho que ocorrerá o contrário, com apenas uma ou das equipes vencedoras”, previu.

O carro vai para a pista por volta das 12 horas (de Brasília), com Vettel, que também será o responsável pelos testes na terça-feira – quando também começam a testar McLaren, Williams, Renault e Toro Rosso. O australiano Mark Webber, que se recupera de uma fratura na perna, sofrida num acidente de bicicleta, deve voltar a pilotar na quarta-feira. Na quinta, as novidades serão a presença de Fernando Alonso, com a Renault, e Lewis Hamilton, na McLaren.