Real tem jogo de vida ou morte

Madri (AE) – O Real Madrid tem hoje a última chance de ainda sonhar com a conquista do título espanhol da temporada 2004/05. Para não amargar de vez jejum total, a equipe de Ronaldo, Roberto Carlos e do técnico Vanderlei Luxemburgo precisa necessariamente bater o Barcelona, no maior clássico do país e desta vez marcado para o Santiago Bernabéu. A equipe catalã, que tem em Ronaldinho Gaúcho sua principal estrela, lidera a competição com 69 pontos em 30 rodadas. Os ‘galácticos’, em baixa, estão com 60.

"Se vencermos, a diferença poderá ser anulada até o fim do torneio e podemos ser campeões", afirmou Ronaldo, como prova de confiança em reviravolta nas sete jornadas que restarão a partir de hoje. "Não devemos olhar os números nem jogarmos com obsessão", reafirmou. "É preciso encarar como um jogo normal."

Dessa forma, Ronaldo tratou de tirar um pouco o peso da responsabilidade que recai sobre si e sobre a equipe. O astro do mundial de 2002 não faz gols há mais de um mês, porém trata de encarar o jejum como fase passageira. "Tudo acabará assim que eu voltar a marcar."

O discurso de Ronaldo contrasta, em princípio, com a estratégia que Luxemburgo poderá apresentar no início. No treino de sexta-feira, feito a portas fechadas, o treinador brasileiro optou por formação mais agressiva e deixou o português Figo entre os reservas. O meio-campo treinou com Gravensen, Beckham, Raúl e Zidane. O inglês Owen ficou mais à frente ao lado de Ronaldo. Essa seria a maneira de ter equipe mais forte no ataque.

O Barcelona não terá força máxima. O luso-brasileiro Deco cumpre suspensão automática. A tendência é a de que o técnico holandês Frank Rijkaard recorra a Iniesta para o meio. Deco tem sido um dos pontos de referência da equipe catalã e participou de 29 partidas do campeonato.

A ausência de um titular imprescindível aparentemente não abala o Barcelona. Treinador e jogadores têm consciência de que o empate, suficiente para manter inalterada a vantagem, significará mais um salto enorme para o título. Os números, porém, jogam a favor do Real Madrid. Nos 15 jogos que teve até agora como mandante, venceu 12. Já o Barça tem 9 vitórias (e três empates) como visitante, na atual temporada.

Demais jogos: Valencia x Málaga, Getafe x Albacete, Betis x Levante, Osasuna x Santander, Espanyol x Sevilla, Mallorca x Zaragoza e La Coruña x Villarreal.

Beckham apóia Ronaldo

São Paulo (Ag. Placar) – O meio-campista inglês David Beckham não tem dúvida: a má fase do atacante Ronaldo vai acabar no clássico de hoje, contra o Barcelona, no estádio Santiago Bernabeu, em Madri.

"Em jogos assim que os grandes jogadores aparecem. Tenho certeza de que Ronaldo vai marcar um ou dois gols", afirmou o britânico, em entrevista ao jornal espanhol Marca. O jejum do Fenômeno já dura um mês e mesmo na seleção brasileira, pelas eliminatórias, o jogador teve atuação apagada.

Ronaldo compartilha a opinião do colega e se diz tranqüilo. "Sofri pressão desde que comecei a jogar, em todos os clubes que passei até agora. Estou acostumado com isso. Tudo vai passar quando eu voltar a marcar gols", disse.

Outra certeza de Beckham é a presença do espanhol Raúl, que passou os últimos dias se recuperando de uma lesão no pé esquerdo e ainda é dúvida. "Raúl está recuperado e vai ajudar a equipe a conquistar essa vitória fundamental para o nosso time", disse o inglês.

O próprio Beckham era dúvida, mas se recuperou bem da lesão muscular na perna esquerda que o tirou do jogo contra o Albacete.

Voltar ao topo