Projeto social de Toledo já colhe bons dividendos no Judô

Quando perguntada se trocar as aulas de informática pelo judô era a melhor opção, Keila Trabízio não hesitou em responder: ”A gente tem que fazer uma escolha”.

E assim começa a história da menina de 14 anos que começou no Projeto Social Geração Olímpica, desenvolvido pela Prefeitura de Toledo em parceria com a Associação Ricardo Santos/HCO, que é hoje uma das revelações da equipe de rendimento de Toledo.

Quinta colocada nos Jogos da Juventude do ano passado e campeã da categoria superligeiro na seletiva estadual no mês passado, em São José dos Pinhais, Keila conquistou o direito de representar o Estado no Campeonato Sul-Brasileiro, de 18 a 20 de abril, em Florianópolis (SC). Se conquistar o ouro ela também garante vaga no Campeonato Brasileiro Juvenil.

Com essa possibilidade ela não sonhava, já que quando começou a treinar era para ser apenas um passatempo para ver onde o judô a levaria. “Eu não sonhava em ganhar medalhas e agora vou até disputar uma competição importante como essa. É muito bom”, disse a atleta, que é a segunda filha de uma família de cinco irmãs.

Coincidentemente Késia (15), Kelly (12), Kaini (11) e Keila (14) não têm apenas o “K” no início do nome, mas quando a revelação decidiu treinar, as outras também foram atrás, mas não seguiram por muito tempo.

Keila integrou o Projeto social há dois anos. No fim de 2008 passou a integrar a equipe de rendimento da Associação de Judô Ricardo Santos e a viver uma nova performance física e tática. Desde então o desenvolvimento foi visível.

Equipe completa

Além de Keila, Toledo também levará ao Sul-Brasileiro os atletas Guilherme Malacarne (superligeiro), Rafabela Galeazze (pesado), Márcia Cristina da Silva (médio), Jiovane Thiery Lamb (atleta do Projeto Geração Olímpica), (ligeiro), Cauan Hurmann de Souza, Ana Heloísa Venzel (meio pesado), Delair Alves Ferreira (médio), Hayden dos Santos (meio leve) e Biana Bortotti (meio médio). Todos conquistaram medalhas de ouro em São José dos Pinhais.