Presidente do Real diz que Ronaldo não está à venda

Madri – A declaração saída da boca do presidente do Real  Madrid, há 15 dias, seria uma heresia, tamanha era a crise técnica do Fenômeno: ?Ronaldo é o melhor atacante do mundo.? Mas, ontem, Fernando Martín, presidente do Real, se rendeu ao talento do brasileiro.

A mudança radical de comportamento do dirigente, que ameaçou inclusive ?rifar? Ronaldo, se deu após o craque renascer com dois gols nos últimos dois jogos – contra o Zaragoza e La Coruña.

?O Ronaldo é tão bom que todos o querem. E mais: ele não está à venda?, garantiu o presidente. Martín revelou também que sete treinadores estão cotados para assumir o Real: José Mourinho (Chelsea), Fabio Capello (Juventus), Rafa Benítez (Liverpool), Arsene Wenger (Arsenal), Carlo Ancelotti (Milan), Marcelo Lippi (seleção italiana) e Sven-Goran Eriksson (seleção inglesa).

Árbitros ameaçam com greve

São Paulo – O clássico entre Barcelona e Real Madrid, marcado para o próximo sábado, pela 31.ª rodada do Campeonato Espanhol, pode ser adiado. Tudo por causa da possibilidade de greve dos árbitros na Espanha, que ameaçaram ontem não apitar os jogos do fim de semana (na 1.ª e 2.ª divisões) se não receberem os salários atrasados dos últimos dois meses.

O presidente do Comitê Técnico de Árbitros, Victoriano Sánchez Arminio, foi quem transmitiu à Federação Espanhola de Futebol a decisão. Em seguida, a informação foi passada à Liga Espanhola de Futebol. ?Se não receberem, não apitam. A decisão foi unânime e não depende de nós?, explicaram representantes do Comitê de Árbitros.

A federação admitiu ter recebido da liga 1,1 milhão de euros para pagar os árbitros. Mas uma parte desse total foi descontada por causa de uma dívida da federação.

Em agosto de 2005, a liga aprovou um aumento salarial de 20% para a arbitragem. E em março deste ano, a federação e a liga retomaram as negociações, para elaborar um novo convênio.

Além da reclamação de salários atrasados, os árbitros também não receberam os direitos de publicidade da última metade da temporada passada, calculados em cerca de 290 mil euros. O presidente da federação, Angel María Villar, espera que o problema da arbitragem tenha uma solução ?de forma pacífica?.

Parreira preocupado com Ronaldinho Gaúcho

Rio – O protocolo do cargo não permite, mas a vontade de Carlos Alberto Parreira é a de dar gargalhadas e falar aos críticos de Ronaldo: ?Eu bem que avisei?. Apesar de comedido, o treinador da seleção brasileira ficou contente com o retorno do atacante do Real Madrid à boa fase, mas não escondeu sua preocupação com a possibilidade cada vez maior de contusão de outro craque do seu time: Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona.

?Isso foi só a confirmação de que não devemos nos levar pelo momento, por essa onda que criam. É a afirmação de que nossos conceitos estão certos e devo segui-los?, afirmou ontem Parreira, que sempre defendeu a necessidade de Ronaldo conseguir realizar uma seqüência de partidas para voltar a atuar bem.

Em seguida, o técnico da seleção usou o ?caso Ronaldo? para comparar e defender mais um de seus eleitos para a disputa da Copa do Mundo da Alemanha. ?Outro exemplo é o Dida. Está há quatro anos como goleiro titular no Milan, mais de 100 partidas realizadas, inúmeras defesas espetaculares e só falam de um ou outro gol que o cara tomou. Volto a repetir: o jogador é analisado por tudo o que já fez no futebol e não pelo momento. Não vou me deixar levar por disse-me-disse?, revelou Parreira.

A vibração pela recuperação de Ronaldo dá lugar à apreensão quando o assunto é o melhor jogador do mundo na atualidade. Parreira lembrou que, por causa de contusões musculares, o Barcelona sofreu em março o desfalque de três jogadores: o argentino Messi, o mexicano Rafa Marquez e o brasileiro Edmílson. E esse desgaste pode afetar também Ronaldinho Gaúcho.

O técnico da seleção ressaltou, inclusive, que a diferença no condiciona-mento físico entre os brasileiros convocados para a Copa do Mundo fará com que a preparação na Europa seja voltada à recuperação dos atletas. ?A situação do Ronaldinho preocupa, claro. Em 11 dias o Barcelona perdeu três jogadores. Inclusive, o Edmílson, que torço por sua recuperação, um jogador fundamental?, disse Parreira. ?As quatro semanas de trabalho que teremos antes da Copa serão de recuperação e não de treinamento. O Cafu, que vem de contusão, vai treinar, já o Ronaldinho Gaúcho, que joga todo dia, vai ser recuperado.?

Voltar ao topo