Powell é recordista mundial

Atenas – O jamaicano Asafa Powell é agora o homem mais rápido do mundo. O velocista bateu ontem, no Super Grand Prix de Tsiklitiria, em Atenas, por um centésimo de segundo, o recorde mundial dos 100m rasos, com o tempo de 9s77.

Powell, de 22 anos, brilhou no Estádio Olímpico da Grécia, quase um ano depois das Olimpíadas, quando chegou como nova estrela da velocidade e foi apenas quinto colocado. O jamaicano de 1,90 m e 88 kg ofereceu ao pequeno público de 5 mil pessoas um show que já se anunciava – na temporada, Powell havia corrido a distância em 9s84 e 9s85.

O recordista da distância era o norte-americano Tim Montgomery, com os 9s78 de 14 de setembro de 2002, em Paris. Montgomery está envolvido no caso de doping do Laboratório Balco, acusado de fornecer substâncias proibidas a atletas de elite.

Na semifinal, Powell, estudante de medicina em Kingston, havia feito 9s98. Após uma saída falsa de seu compatriota Patrick Jarett, que foi anulada, Powell teve uma largada perfeita. Na final, deixou para trás os rivais para terminar 3m na frente do segundo colocado, Aziz Zakari, de Gana, com 9s99, e do jamaicano Michael Frater, terceiro (10s03), que alcançaram as melhores marcas pessoais da carreira.

A princípio, os organizadores deram a Powell o tempo de 9s78, o que significava igualar o recorde mundial de Montgomery – o marcador chegou a anunciar isso para o público. Em seguida, anunciaram que a marca real era 9s77, um centésimo a menos que o tempo do norte-americano, com vento a favor de 1,6 m/s (o máximo permitido é de 2 m/s).

?Estou muito forte e confiante em bater o recorde mundial?, afirmara Powell, na véspera. Quinta-feira passada, o velocista marcou 9s85 em Ostrava, na Eslováquia, apesar do tempo frio e chuvoso. Em maio, fez 9s84 em Kingston, capital da Jamaica. Agora, é o favorito ao ouro no Mundial de Helsinque, em agosto. Antes, vai disputar o campeonato da Jamaica, em 8 de julho, e o meeting da Golden League, em Roma.

?Sabia que poderia quebrar o recorde mundial. É sensacional ser o homem mais rápido do mundo?, comemorou. ?Estou muito feliz por meu desempenho em minha segunda competição na Grécia. É incrível que, depois de Maurice Greene conseguir um recorde mundial aqui, eu também tenha feito isso.?

Foi em Atenas, há quase seis anos, que Greene quebrou o recorde mundial (9s79), antecedendo Tim Montgomery no topo da lista dos mais rápidos do mundo.

Asafa Powell é também o melhor atleta do planeta, segundo o ranking divulgado ontem pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), à frente de Kenenisa Bekele e Saif Saaeed Shaheen. Tornou-se o primeiro atleta jamaicano a ser o número 1 da IAAF.

Voltar ao topo