Ponta Grossa dá show nos Jogos Abertos do Paraná

As equipes de Ponta Grossa tiveram um desempenho muito bom no quarto dia de competições dos Jogos Abertos do Paraná. Além das medalhas de ouro e prata conquistadas na prova de circuito do ciclismo, as modalidades coletivas obtiveram diversas vitórias.

A prova do ciclismo abriu o dia de competições em Toledo. Após uma vitória incontestável no contra relógio – Ponta Grossa ficou com as medalhas de ouro, prata e bronze -, os ciclistas que representam o município voltaram a demonstrar a grande qualidade técnica do time. Trabalhando em equipe, Cléberson Weber e Renato Seabra anularam as tentativas de ataque de Élton Marroni, de Arapongas, que disputou a prova metro a metro com os ponta-grossenses, até o sprint final.

No basquete feminino da Divisão A, as meninas de Ponta Grossa derrotaram Palmas por 82 a 38. Foi um jogo fácil, administrado com tranqüilidade pelas jogadoras, que desde o início impuseram um jogo mais técnico.

Pelo masculino da Divisão A, Guarapuava perdeu para Campo Mourão por 59 a 47 e tem poucas chances de classificação para a próxima fase.

No futsal feminino A, Ponta Grossa não tomou conhecimento do time de Pato Branco e aplicou uma goleada por 4 a 0. O time do sudoeste, no entanto, atuou desfalcado de três titulares, duas delas suspensas por cartão vermelho e outra com dois cartões amarelos. Pelo masculino B, Guarapuava venceu Alto Paraná por 4 a 1. Já no vôlei, as equipes masculina e feminina da Divisão B de Ponta Grossa venceram seus jogos. Pelo masculino, a vitória foi por dois sets a zero contra São Miguel do Iguaçu, parciais de 25/15 e 25/19. No feminino, a ?vítima? foi o time da Lapa, derrotado pela equipe princesina por dois sets a zero, parciais de 25/10 e 25/12. Na abertura da rodada, às 13h30, o time feminino B de Guarapuava venceu Campo Mourão por dois sets a um, parciais de 18/25, 25/23 e 15/13.

Derrotas

As derrotas de Ponta Grossa aconteceram no bolão e no handebol feminino. Pela manhã, numa disputa emocionante, a equipe de Ponta Grossa perdeu para Cascavel por apenas um pino. O placar final da partida foi de 1.366 pinos para Cascavel e 1.365 pinos para Ponta Grossa.

No handebol, as meninas não resistiram ao jogo envolvente da equipe de Cascavel e perderam por 30 a 25.

Exposição relembra história dos JAPs

Divulgação
Atletas de Arapongas exibem cartazes dos anos em que a cidade foi sede dos JAPs.

A 50.ª fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) trouxe a Toledo uma exposição de 39 cartazes que relata um pouco da história dos JAPs. O mais antigo folder exposto é de Maringá, que organizou a 4.ª edição, em 1960, que tem a imagem do ciclista Pedro Geraldo de Souza, com referência de melhor atleta da época no Estado.

Já os atletas da delegação de Arapongas ficaram empolgados ao ver os cartazes das três finais que aconteceram no município nos anos de 1968, 1972 e 1977. ?Nosso técnico Pardal jogou nessas edições. Vamos mostrar as fotos para todos da delegação?, diz o atleta China.

Participando dos Jogos Abertos desde 1966, Dalci Adão Gomes, do Núcleo Regional de Educação de Toledo, relembra parte de sua vida esportiva. ?Esta exposição me faz retornar ao passado, quando iniciei como atleta de futsal pela cidade de Jacarezinho?, emociona-se.

O acervo foi cedido à coordenação de eventos da Paraná Esporte pelo professor Maival Antônio Mazzio, da Universidade de Londrina.

Voltar ao topo