São Paulo – O brasileiro Antônio Pizzonia perdeu a disputa com o alemão Nick Heidfeld pela vaga de piloto titular da equipe Williams na temporada de 2005 da Fórmula 1. Pelo menos essa é a informação publicada pelo jornal alemão Bild na segunda-feira. Pizzonia seria piloto reserva mais uma vez e Heidfeld já teria assinado um contrato de 3 milhões de euros, segundo o jornal.

Os testes realizados na Espanha teriam sido decisivos para a decisão da Williams, segundo o Bild. Na ocasião, o diretor Sam Michael disse que Heidfeld e Antônio Pizzonia estariam em iguais condições para realizar os testes e que o melhor piloto na pista seria o contratado da equipe como titular.

No único teste que fizeram juntos, realizado no dia 10 de dezembro em Jerez da la Frontera, Heidfeld levou a melhor sobre Pizzonia. O alemão terminou a bateria na segunda colocação e o brasileiro ficou apenas em sexto. Heidfeld voltou à pista um dia depois e foi o mais rápido.

Este ano, Pizzonia participou de três corridas pela Williams – o brasileiro foi um dos substitutos do alemão Ralf Schumacher, que sofreu uma lesão nas costas durante o GP americano de Indianápolis. somando-se as provas que correu – Hockenheim (ALE), Hungaroring (HUN) e Monza (ITA), o piloto brasileiro conquistou seis pontos e terminou a temporada na 15.ª colocação no mundial de pilotos.

Nova equipe

Já o veterano Chico Serra, tricampeão da Stock Car, será o único piloto da nova equipe RC3-Bassani, que tem o lateral Roberto Carlos como um dos donos. Chico anunciará amanhã seus planos para a temporada 2005.

Mas a principal presença será do lateral Roberto Carlos, um dos donos da escuderia, que chegará de Madri pela manhã e explicará porque está investindo pela primeira vez numa equipe de automobilismo. A RC3-Bassani tem como sócios Eduardo Bassani e João Simeira.

A Stock Car é o principal campeonato de automobilismo da América do Sul e acabou de ser eleito o quinto mais importante evento de turismo do mundo. A categoria alcançou a expressiva marca de 337 mil pessoas nas 12 provas do ano, com média acima de 28 mil espectadores.