Petraglia escolhe o novo gerente do futebol do Atlético

O Atlético está muito próximo de apresentar o escolhido pelo presidente Mário Celso Petraglia para gerenciar o futebol. Trata-se de Dagoberto Fernando dos Santos, diretor da empresa DFS Gol Business, especializada na prestação de consultorias a clubes na gestão administrativa voltada ao futebol. Petraglia ainda não confirma oficialmente o nome de Dagoberto, que seria superintende administrativo do Rubro-Negro, mas dentro do clube já é dado como certa a chegada do dirigente para iniciar a organização do Furacão para 2012.

Dagoberto é secretário executivo do Clube dos 13, e entre os grandes trabalhos realizados está a reformulação do Santos, clube no qual atuou por oito anos. Entre 2001 e 2008, foi um dos homens fortes do ex-presidente Marcelo Teixeira. Seu perfil de gestor está dentro do que Petraglia procura para o Rubro-Negro. O novo presidente do Furacão prometeu durante sua campanha, e na primeira aparição depois de empossado, que o clube estará cercado de grandes nomes, e que todos os setores serão profissionalizados.

Assim, homem de sucesso, com vasta experiência não só em gestão de clubes, como na área financeira, Dagoberto Santos tem bagagem de sobra para compor o quadro de gestores da nova diretoria atleticana.

Hoje, além de integrar a direção do Clube dos 13, Dagoberto é membro da comissão de futebol e marketing do ministério do Esporte. Tem em seu currículo ainda a participação direta na criação da Timemania, que reverte parte de sua arrecadação aos clubes que podem receber os recursos ou trocar por pagamento de dívida ativa junto à União. O dirigente também participa ativamente de discussões de leis voltadas não só ao esporte como ao futebol.

Homem de marketing

Além de todo esse currículo, foi no Santos, onde é sócio há mais de 50 anos, que Dagoberto ganhou notoriedade. Uma das grandes ações foi o contrato milionário que conseguiu com a Umbro, na renovação da parceria em 2006. Responsável pela negociação, Dagoberto conseguiu fazer com que a empresa inglesa não só fornecesse material esportivo como também participasse ativamente do processo de fortalecimento da marca Santos – principalmente fora do Brasil. No acordo, o Santos conseguiu ainda que a Umbro fizesse investimento no patrimônio do clube, começando pela reforma da fachada da Vila Belmiro, obra iniciada pelo clube, mas que acabou bancada pela patrocinadora.

Ainda na parceria com a Umbro, o então gerente de planejamento, projetos e negócios do Santos conseguiu convencer a empresa a fomentar a criação de escolas fora do Brasil. A primeira delas inaugurada no Canadá, pouco menos de um ano após o a anúncio da nova parceria.

Dagoberto também ajudou a desenvolver o projeto Meninos da Vila, que colocou o Santos em evidência nas categorias de base, com jogadores como Neymar e Paulo Henrique Ganso, dois dos mais valiosos do Brasil hoje.

Outro ponto que conta a favor de Dagoberto é sua atuação efetiva no marketing, justamente onde Petraglia quer grandes mudanças, recuperando e dando mais potência ao Atlético para compensar a queda para a Série B. “Nós já sofremos muito com a nossa marca por não estarmos no eixo Rio-São Paulo. O reflexo atinge de forma direta Minas Gerais, por estar ali no triângulo das bermudas. Depois o Rio Grande, que é um estado à parte no nosso país. Nós, infelizmente, estamos no terceiro nível”, disse, assim que assumiu a presidência, em sua primeira coletiva.