Será?

Pelo histórico de Copas do Mundo, Atlético e Paraná Clube escapam da ZR

Se depender do retrospecto, as chances de Atlético e Paraná Clube escaparem da degola aumentam consideravelmente. Foto: Albari Rosa

A partir desta quarta-feira (18), o Campeonato Brasileiro está de volta. Depois de um pouco mais de um mês parado, por conta da Copa do Mundo, a competição volta ao normal, com uma maratona de jogos até seu complemento, em dezembro, com Atlético e Paraná Clube tentando se livrar da zona de rebaixamento. Uma situação que, se depender do histórico, é possível de ser alcançada.

Desde que o Brasileirão adotou o sistema de pontos corridos, esta foi a quarta vez que ele foi interrompido por conta do Mundial. Nas outras vezes, dos quatro times que estavam na zona da degola a maioria escapou da queda.

Em 2006 o campeonato foi paralisado na 10ª rodada. Na ocasião, Fortaleza (10 pontos), Corinthians (9), Palmeiras (4) e Santa Cruz (3) formavam o Z4. No final, apenas os cearenses (com 38 pontos) e os pernambucanos (28), caíram, enquanto o Corinthians ficou no meio da tabela e o Palmeiras brigou até o fim, mas escapou. Em seus lugares caíram Ponte Preta e São Caetano.

Fortaleza estava na zona de rebaixamento na parada da Copa, mas não conseguiu escapar da queda. Foto: Arquivo
Fortaleza estava na zona de rebaixamento na parada da Copa, mas não conseguiu escapar da queda. Foto: Arquivo

Quatro anos depois, em 2010, a parada para a Copa foi na sétima rodada, quando a zona de rebaixamento era composta por Atlético-MG (6 pontos), Grêmio Prudente (5), Vasco (5) e Atlético-GO (4). Porém, só o Prudente (28 pontos) foi quem caiu. Os goianos lutaram pela permanência – alcançada – na última rodada, enquanto mineiros e cariocas conquistaram uma vaga na Copa Sul-Americana. Quem acabou caindo foram Vitória (42), Guarani (37) e Goiás (33).

Por fim, em 2014, após nove rodadas realizadas, um novo intervalo. E mais uma vez só um dos que estavam na zona da degola antes da Copa do Mundo acabou indo para a segunda divisão. O Z4 era composto por Coritiba, Vitória e Flamengo, com sete pontos, e Figueirense, com 4. E assim como foi em 2010, os baianos amargaram a queda, com 39 pontos, ao lado de Bahia (37), Botafogo (34) e Criciúma (32), enquanto Flamengo e Figueira se livraram mais facilmente e o Coxa só escapou na penúlima rodada.

Em 2010, Vasco foi para a Copa na zona de rebaixamento, mas escapou da degola e beliscou até uma vaga na Sul-Americana. Foto: Arquivo
Em 2010, Vasco foi para a Copa na zona de rebaixamento, mas escapou da degola e beliscou até uma vaga na Sul-Americana. Foto: Arquivo

Ou seja, dos 12 clubes que foram para a Copa do Mundo na zona de rebaixamento, apenas quatro caíram, o que mostra que é possível escapar sem muito desespero. No momento, o Tricolor é o 18º, com dez pontos, e o Furacão é o 19º, com nove. O primeiro fora da ZR é o Vitória, com 12 pontos, e, inclusive, é o próximo adversário do time paranista.

Confira como estava a zona de rebaixamento antes da Copa em anos anteriores:

2006

Parada da Copa – 10ª Rodada

Fortaleza – 10 pontos
Corinthians – 9
Palmeiras – 4
Santa Cruz – 3

Rebaixados

Ponte Preta – 39 pontos
Fortaleza – 38
São Caetano – 36
Santa Cruz – 28

2010

Parada da Copa – 7ª Rodada

Atlético-MG – 6 pontos
Grêmio Prudente – 5
Vasco – 5
Atlético-GO – 4

Rebaixados

Vitória – 42 pontos
Guarani – 37
Goiás – 33
Grêmio Prudente – 28

2014

Parada da Copa – 9ª Rodada

Coritiba – 7 pontos
Vitória – 7
Flamengo – 7
Figueirense – 4

Rebaixados

Vitória – 39 pontos
Bahia – 37
Botafogo – 34
Criciúma – 32