Pela segunda vez em 23 participações, Tricolor largou com uma goleada

A vitória expressiva e a atuação convincente aumentaram a confiança do torcedor tricolor. Há seis anos o Paraná Clube não estreava com uma vitória no Campeonato Paranaense. Foi, também, somente a segunda goleada do clube numa rodada inaugural, em 23 participações na Primeira Divisão do Estado. “Mérito para os jogadores, que entenderam a necessidade de um bom resultado e se superaram ao longo dos 90 minutos”, comentou o técnico Toninho Cecílio, logo após o 4 x 0 sobre o Nacional de Rolândia, na Vila Capanema.

Mesmo equipes consagradas da década de 1990 – quando o Tricolor “mandava” no futebol paranaense – não obtiveram resultado desse porte. Nos anos do pentacampeonato (1993 a 1997), por exemplo, o Paraná chegou a largar com empates diante do Paranavaí, por duas vezes. O resultado mais expressivo, naquele período, ocorreu em 1995: 2 x 0 sobre o Atlético. O resultado de domingo é equivalente ao de 2001, quando o Paraná, também em casa, goleou o União Bandeirante por 5×1. São os resultados mais elásticos do Tricolor em uma abertura de Estadual. “Foi uma vitória sob medida. Mandamos no jogo e fizemos gols. O time manteve uma postura ofensiva durante todo a partida”, disse o meia Lúcio Flávio.

O jogador aponta essa “obstinação” pela vitória como a principal característica do novo Paraná Clube. “Ganhamos mais velocidade lá na frente. Isso tornou meu trabalho mais fácil”, destacou o camisa 10, agora posicionado mais atrás. “Joguei algumas vezes assim, já com o Ricardinho. É melhor, porque você vem de trás, com uma visão mais ampla”, comentou.

Com mais espaço para jogar – vindo de trás, não sofreu com marcação individual dos volantes adversários -, Lúcio Flávio fez assistências precisas para os gols de Néverton e Luisinho. “Os meninos foram muito bem. Com a movimentação deles, abrimos espaços e envolvemos o adversário”, lembrou. “Foi muito bom largar assim. Mas, temos a noção de que foi apenas o primeiro jogo. Temos um longo caminho pela frente”, completou.

O técnico Toninho Cecílio espera, amanhã, a mesma postura frente ao Toledo. Às 22h, no 14 de Dezembro, o Paraná Clube faz seu primeiro jogo fora de casa nesta temporada. “Muda o cenário, pois até então vínhamos realizando jogos-treinos em casa e estreamos na Vila Capanema. O que não pode mudar é a vontade de vencer. E de marcar gols”, concluiu o maestro paranista.