Pela Olimpíada, China aumenta os salários

Pequim – O governo chinês promoverá no mês de fevereiro um aumento de 30% a 100% no salário dos operários que trabalham nas obras para os Jogos Olímpicos de 2008, com o objetivo de cobrir a demanda necessária para cumprir os prazos estabelecidos. Os organizadores da competição pretendem entregar as construções prontas até o fim deste ano.

Segundo a agência de notícias Xinhua, os operários recebem atualmente 31 ou 32 iuanes por dia (US$ 4). Porém, poucos são especializados, já que a maioria deles era de migrantes acostumados ao trabalho agrícola.

Os novos salários, publicados numa circular do Comitê de Construção de Pequim (CCP), são baseados em estudos de mercado e servem de referência para as empresas do setor de construção. A cidade tem atualmente mais de um milhão de trabalhadores imigrantes, dos quais cerca de 300 mil nas construções olímpicas.

Na semana passada, Sui Zhenjiang, subdiretor do Projeto Pequim 2008, assegurou que medidas foram tomadas para garantir que todos os trabalhadores envolvidos em construções recebessem seus salários a tempo.

Voltar ao topo