Paulistão dá a largada

São Paulo – Sete jogos abrem hoje o Campeonato Paulista 2006, em uma primeira mostra do que o interior tem a oferecer no ?campeonato das estrelas?. Das sete partidas de abertura, seis terão confrontos entre times pequenos. Dos grandes, apenas o Corinthians joga – contra o Noroeste, às 15h30, em Bauru. Os outros jogos serão à noite: Portuguesa x Bragantino, São Caetano x Rio Branco, Ponte Preta x Marília, Paulista x Santo André, Portuguesa Santista x Guarani e Mogi Mirim x América. Palmeiras e Santos estréiam amanhã – o Verdão recebe o Ituano, no Palestra Itália, e o Peixe pega o São Bento, em Sorocaba. E o São Paulo, só na próxima quarta-feira.

O Paulistão reserva boas atrações, apesar da fórmula de disputa sem muito apelo: 20 clubes jogando todos contra todos, no sistema de pontos corridos, em turno único e 19 rodadas de hoje até 9 de abril.

O time que somar o maior número de pontos será o campeão. Tempo suficiente para ver Tevez, Nilmar, Roger, Edmundo, Juninho, Marcos, Rogério Ceni, Lugano e outros astros, que usarão o campeonato para entrar em forma.

Já as quatro equipes que tiverem o menor número de pontos ganhos serão rebaixadas para a Série A-2.

No caso de empate, o critério usado para se apurar o vencedor será o seguinte, pela ordem: 1.º – maior número de vitórias; 2.º – maior saldo de gols; 3.º – maior número de gols marcados; 4.º – vantagem no confronto direto (exclusivo quando o empate ocorrer apenas entre duas associações); 5.º – sorteio público na sede da Federação Paulista de Futebol.

Um bom aperitivo também para acompanhar o duelo dos melhores treinadores do Brasil. Na arena, os ranhetas, polêmicos e de muito respeito: Vanderlei Luxemburgo (Santos), Emerson Leão (Palmeiras), Antônio Lopes (Corinthians) e Muricy Ramalho (São Paulo). Vai sair faísca!

De ruim, a fragilidade dos clubes do interior. Sem recursos e imaginação, os ?pequenos? não conseguiram montar bons times. Chegam com as sobras do mercado, veteranos de alta quilometragem e pouco brilho. O interior abdicou da vocação de revelar jogadores.

Na organização, a Federação Paulista de Futebol promete rigor na arbitragem, na tentativa de não contaminar o campeonato como em 2005 com o ?escândalo do apito?.

Aos torcedores, a FPF também vende uma competição limpa, estádios com equipamentos de segurança, capacidade mínima para 15 mil pessoas. E ingressos de arquibancada a R$ 15 preço mínimo. Os jogos serão transmitidos por Globo e Record, canais abertos, e SporTV, por assinatura.

Carlitos joga contrariado

São Paulo – Carlitos Tevez reclamou, chiou, mas não conseguiu que sua proposta de folga prolongada fosse aceita -pretendia estrear apenas na 5.ª rodada. O craque argentino do Timão vai jogar pelo menos o 1.º tempo da partida sob o forte sol das 15h30 (horário de verão) de Bauru e estará sujeito ao cansaço e à falta de preparação adequada para a competição, assim como o restante do elenco.

?Não é importante dizer como chegamos a esse entendimento?, disse um enfático Antônio Lopes depois do treino de ontem, em Águas de Lindóia, onde o Corinthians faz sua preparação para a temporada.

Timão confirma chileno

São Paulo – O Corinthians terá mais um jogador estrangeiro em seu elenco. Depois dos argentinos Sebá, Mascherano e Tevez, o clube contratou o goleiro chileno Johnny Herrera, que defendia a Universidad de Chile.

No site oficial do clube, a parceria Corinthians/MSI anunciou ontem que Johnny Herrera vem ao Brasil para fazer exames médicos e ?poderá ser utilizado futuramente?. O grande problema é que o futebol brasileiro só permite a inscrição de três estrangeiros em cada time. Assim, a contratação de Herrera pode significar a saída de um dos argentinos do elenco corintiano.

Aos 24 anos, Herrera é reserva da seleção chilena e participou da conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Seu único clube até então foi a Universidad de Chile.

O clube está perto de confirmar outros dois reforços: o zagueiro Rodolfo, do Dinamo de Kiev, e o atacante Luís Fabiano, do Sevilla.

Voltar ao topo