Parreira começa acertar time para mata-mata contra Gana

Bergisch Gladbach – Parreira começa a preparar a seleção brasileira hoje, em Leverkusen, para sua verdadeira primeira batalha na Copa do Mundo da Alemanha. Até agora o time teve o direito de errar. De agora em diante, erro pode significar aeroporto. O técnico terá até segunda-feira para tomar decisões sobre que time colocar em campo e, também, ajustar a sintonia dos nervos de sua equipe, que ficou visivelmente revigorada após a goleada de quinta-feira sobre os japoneses, em Dortmund.

O técnico brasileiro repete o discurso de que não tem pressa para tomar as decisões – ou a decisão. ?O jogo é só na terça-feira. Todos sabem o que têm de fazer. Anunciarei o time apenas na véspera. Agora, é buscar concentração total e jogar tudo. Não tem saída, é mata-mata, o período mais angustiante de uma Copa do Mundo.?

A decisão que Parreira tem de tomar, aparentemente, é apenas uma – mas é substantiva. Robinho ou Adriano ao lado de Ronaldo? Eis a questão. Apesar das boas atuações, Cicinho, Gilberto e Juninho Pernambucano, o reserva de luxo, voltam para o banco.

?Robinho é mais leve, movimenta-se muito. Adriano é mais forte, é uma referência na área, é artilheiro. Os dois são ótimos; tanto que Robinho entrou nos três jogos e Adriano em dois, até agora. Vamos pensar e fazer o que é melhor para a seleção?, disse Parreira logo depois dos os 4 a 1 sobre o Japão.

Rendimento

Fica evidente que a seleção rende muito mais com Robinho em campo. Além do seu futebol criativo e insinuante, com o garoto em campo Ronaldo Fenômeno se sente mais à vontade, não tem de ficar se desviando de Adriano, jogador pesado e com características semelhantes às suas. Tanto que a melhor exibição de Ronaldo, contra o Japão, foi exatamente com Robinho a seu lado.

Parreira insiste que a decisão ainda não está tomada. As demais, sim. Voltam Cafu, Roberto Carlos e Emerson, apesar de neste último caso Gilberto Silva correr por fora, já que ficaram muito evidentes nos dois primeiros problemas de recuperação de Emerson, um volante duro, mas demasiado pesado.

Voltar ao topo