Paranaguá ganha um estádio de primeira linha

Será oficialmente entregue hoje à população de Paranaguá pela Prefeitura e Secretaria de Educação do município, numa grande festa, o Centro Poliesportivo “Fernando Farah”, cujo estádio de futebol já foi apelidado pelos parnanguaras como “Caranguejão”, fruto do mar cuja origem é do mangue e onde aquela obra foi realizada, onde no passado a beira do Rio Itiberê era um grande manguezal.

Hoje todo urbanizado, o Aterro do Rio Itiberê foi iniciado na gestão do prefeito Constantino João Kotzias, mais conhecido como Costinha. A partir da conclusão do aterro começaram as edificações naquele local: do prefeito José Vicente Elias construiu o Mercado de Peixe “Brasilio Abud”, depois o prefeito Waldir Salmon a Rodoviária Municipal, Ginásio de Esportes “Albertina Salmon??, Carlos Alberto Tortato projetou algumas obras e o prefeito Mário Roque construiu a Praça de Eventos e toda pavimentação do Centro Histórico com a construção do local conhecido como “Ferradura” e o Centro Gastronômico, ponto de encontro dos parnanguaras e turistas naquele local.

Entretanto, neste último ano de gestão, Mário Roque surpreendeu com duas grandes obras, o prédio da Câmara de Vereadores e o Centro Poliesportivo “Fernando Farah”, que será inaugurado hoje, com várias solenidades marcando a tão importante data.

a Secretaria de Educação do município, que será a responsável pela administração daquele complexo esportivo, informa que foi construído inicialmente com a finalidade de atender alunos da 1.ª a 4.ª séries, com toda estrutura sendo destinada prioritariamente ao setor da educação esportiva, musical e social das crianças parnanguaras e que estudam nas escolas municipais do município.

No setor esportivo, a obra tem a finalidade de revelar craques não somente no futebol, mas também em outras modalidades, usando a estrutura do ginásio de esportes que fica ao lado do estádio. A obra é composta do estádio de futebol com capacidade para 22 mil torcedores, com vestiários de primeira qualidade e com toda estrutura para abrigar grandes clássicos esportivos, onde em breve a prefeitura espera completar com todas as obrigações do Estatuto do Torcedor.

Embaixo das arquibancadas foram construídas salas, que serão departamentos e irão atender aos estudantes de 1.ª a 4.ª séries do município: “Com aquele espaço esportivo tenho certeza que iremos tirar muitas crianças das ruas de Paranaguá e fazê-las praticar esportes. Na realidade o objetivo maior é ocupar o aluno no seu contraturno, procurando encaminhá-lo para uma educação integral em escolas do município. O Centro Poliesportivo também terá um trabalho de base com nossas crianças”, afirmou um professor do município que preferiu não se identificar. Segundo conseguimos apurar, os recursos investidos na obra são da cidade, onde 10% dos 25% da educação foram colocados no Centro Poliesportivo. Até agora os gastos já teriam chegado a R$ 8 milhões.

Rio Branco

Sobre o uso do estádio pelo Rio Branco, por certo os grandes jogos do Campeonato Paranaense serão realizados no Centro Poliesportivo, já que inclusive o time parnanguara participa da parceria na realização deste jogo de inauguração entre Paraná Clube e Vasco da Gama. Na programação de hoje, às 18 horas, Rio Branco e Seleção de Pontal do Paraná fazem a partida preliminar, para que fique marcada a presença do Leão da Estradinha na grande festa.

Voltar ao topo