Calculadora na mão

Tabela da reta final da Série B é favorável ao Paraná Clube na briga pelo acesso

Paraná Clube e Londrina são concorrentes por uma vaga no G4. Ao mesmo tempo, Tubarão pode até ajudar o Tricolor. Foto: Jonahtan Campos

Assim que os jogos da 34ª rodada da Série B acabaram, na última terça-feira (7), os torcedores do Paraná Clube, com a calculadora na mão, correram ver a tabela e fazer contas para saber as chances do Tricolor de subir para a Série A. A preocupação não era para menos. Afinal, o time paranista queimou toda a gordura que tinha e só está no G4 por ter mais vitórias que o Oeste, que ocupa a quinta posição com os mesmos 56 pontos.

Ainda assim, a matemática está ao lado do Paraná Clube, que depende de suas próprias forças para conquistar o tão sonhado acesso. Até por isso, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, especializado em contas de futebol, a equipe tem 57% de chances de confirmar a volta à elite. Porém, o erro agora tem que ser zero. Para não depender dos concorrentes, terá que ter 100% de aproveitamento nas últimas quatro rodadas, quando enfrentará quatro times que brigam contra o rebaixamento.

No entanto, a tabela pode facilitar o caminho paranista. Na teoria, além do Tricolor, Oeste, Vila Nova e Londrina brigam pela quarta vaga no G4. E dos quatro, somente o Paraná tem adversários da metade debaixo da tabela, sendo que pode pegar dois deles já rebaixados.

Depois do Luverdense, o Paraná Clube enfrenta o Santa Cruz, que é o que vive o momento mais delicado entre os próximos adversários. Com 33 pontos, se perder pro Boa Esporte, em varginha, no sábado, terá sua queda decretada. Ou seja, iria para o jogo seguinte sem motivação alguma.

Em seguida, o adversário tricolor é o CRB, que está dois pontos à frente da zona de rebaixamento e também faz um confronto direto no sábado, contra o Guarani, em Campinas. Se ganhar este duelo e depois do Goiás, pode entrar em campo até sem mais chances de queda diante do Paraná Clube.

Por fim, na última rodada, a equipe paranista recebe o Boa Esporte, que também só tem adversários diretos até lá, contra Santa Cruz, Luverdense e Brasil de Pelotas, podendo chegar à 38ª rodada já rebaixado, mas ao mesmo tempo já garantido na Série B.

Concorrentes

Por outro lado, Oeste, Vila Nova e Londrina terão que jogar contra times que estão acima deles na tabela e até fazer um confronto direto, como é o caso dos goianos com o Tubarão, que se enfrentam na última rodada, no Serra Dourada.

Oeste é o adversário mais próximo do Paraná Clube, mas tem dois jogos complicados pela frente, contra Juventude e Internacional. Foto: Albari Rosa
Oeste é o adversário mais próximo do Paraná Clube, mas tem dois jogos complicados pela frente, contra Juventude e Internacional. Foto: Albari Rosa

O Vila, aliás, é o que tem a tabela mais pesada. Na próxima rodada encara o Internacinal, no Beira-Rio. O Colorado vem de apenas dois pontos nas últimas três partidas e quer vencer pra se recuperar e se manter na liderança. Além disso, se vencer e o Oeste não ganhar, o Inter garante matematicamente o seu retorno à elite. Se tropeçar, pode perder a liderança e ver a diferença para o quinto colocado cair para apenas quatro pontos. Ou seja, uma decisão.

Veja a classificação completa da Série B

Quem também terá o Internacional pela frente é o Oeste, na rodada seguinte, só que em Barueri. Ou seja, na briga pelo acesso e pelo título, o time gaúcho pode ser decisivo para o Paraná Clube. Antes, porém, o time paulista pega o Juventude, que ainda sonha remotamente com o acesso e dará sua cartada final neste compromisso no Alfredo Jaconi.

Já o Londrina, além do duelo direto com o Vila Nova, ainda pega no Café o América-MG, que entrou na briga pelo título e precisa vencer todos os jogos pra seguir lutando pela liderança.

Em contrapartida, os três podem enfrentar times virtualmente rebaixados. O próximo compromisso do Tubarão é o Náutico, em Pernambuco. Se perder, o Timbu decreta sua queda para a Série C. A equipe, aliás, também joga com o Vila Nova, na Arena Pernambuco, na 37ª rodada. Nesta mesma rodada o Oeste pega o ABC em Natal. Lanterna, o time potiguar já está praticamente rebaixado, dependendo de um verdadeiro milagre.

De acordo com Tristão Garcia, as chances de aesso do Oeste são de 40%, do Vila Nova 8% e do Londrina 7%.

Confira a reta final dos quatro concorrentes:

Paraná Clube
Luverdense – casa
Santa Cruz – fora
CRB – fora
Boa – casa

Oeste
Juventude – fora
Internacional – casa
ABC – fora
Goiás – casa

Vila Nova
Internacional – fora
Figueirense – casa
Náutico – fora
Londrina – casa

Londrina
Náutico – fora
Guarani – casa
América-MG – casa
Vila Nova – fora