O cara

Peça-chave do Paraná Clube, Gabriel Dias vira faz-tudo do time

Gabriel Dias se firmou e não saiu mais do time do Paraná Clube. Foto: Jonathan Campos

Peça-chave no Paraná Clube, o volante Gabriel Dias tem cumprido bem o seu papel no time. Titular absoluto, o atleta tem desempenhos regulares pelo Tricolor e dificilmente tem sido substituído. Contratado no início de janeiro, emprestado pelo Palmeiras, o jogador chegou a ter sua ida dada como certa no PSTC para o Estadual, mas veio parar na Vila Capanema.

Formado nas categorias de base como zagueiro, o atleta foi avançando aos poucos e joga como volante no Paraná Clube, assim como fazia no Bragantino, no ano passado – em Bragança ele anotou três gols em 22 jogos. A influência é do técnico Dorival Júnior.

“Ele viu essa característica em mim e gostei dessa nova posição. Hoje, sou volante, podendo jogar mais recuado ou saindo pro jogo, dependendo do plano de jogo do treinador”, contou ele, logo em sua chegada a Curitiba.

Com a camisa paranista, Gabriel Dias tem 23 partidas e dois gols, diante do Toledo, pelo Paranaense, e contra o Londrina, na Série B. O jogador começou a ganhar mais protagonismo com a saída de Alex Santana, que retornou ao Internacional e ficou próximo de voltar para o Paraná menos de um mês depois de sua saída. Com isso, o atleta saiu de primeiro volante e assumiu a posição do antigo colega, como segundo homem do meio, ao lado de Leandro Vilela ou Jhony e Renatinho.

O meio-campista é o líder de assistências da equipe nesta Série B, com duas, ao lado de Felipe Alves, muito por ter mais liberdade de vir de trás e aparecer no terço ofensivo. Ele ainda fica na terceira colocação em desarmes (21), atrás de Cristovam (38) e Jhony (27) e é o quinto em passes certos (167) – o líder é o capitão Brock (335).

Confira a tabela completa da Série B!

Dos duelos que fez até agora, o volante tem 14 partidas do minuto inicial até o final. Ele foi substituído oito vezes, todas na segunda etapa, e entrou em campo saindo do banco de reservas apenas uma vez, na quarta rodada do Estadual, diante do Coritiba. São 1.829 minutos em campo. Os dados são do Footstats.