O Paraná Clube vive um momento de ascensão na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a subida que levou o time à quinta colocação, a apenas dois pontos do G4, não se refletiu nos últimos jogos na Vila Capanema. Os empates em 0x0 com Paysandu e Avaí frearam o crescimento tricolor, que com os pontos perdidos apenas nas duas partidas estaria perto da liderança da competição. Por sinal, com os jogos contra Papão e Leão, o Tricolor chegou ao quarto empate sem gols dentro de casa.
O primeiro 0x0 foi logo na primeira partida do Paraná atuando na Vila Capanema nesta Segundona, contra o Bahia. Depois, vieram as igualdades com Atlético-GO e as recentes com Paysandu e Avaí. Quatro pontos ganhos e oito perdidos que fazem diferença na classificação e no aproveitamento tricolor no Durival Britto.
Com oito partidas disputadas em seus domínios, o Paraná conquistou treze pontos do 24 possíveis. O aproveitamento é apenas regular, de 54,16%, que deixa o Tricolor com a 11ª campanha jogando em casa. À frente estão, além dos quatro primeiros colocados no campeonato (Vasco, Atlético-GO, CRB e Ceará), times como o Brasil de Pelotas (oitavo colocado geral), Náutico (nono) e Avaí (14º).
Não à toa que o técnico mudou tanto de reação após os dois últimos jogos. Depois do 0x0 com o Avaí, ele estava conformado. “Quando você vem de uma sequência de três vitorias, o empate mesmo dentro de casa não vai te jogar para uma posição ruim”, disse. Mas contra o Paysandu ele admitiu a “a decepção ao final da partida, porque tivemos inúmeras chances de sair com a vitória e, infelizmente, deixamos mais dois pontos”.
E um aproveitamento alto em casa é decisivo para o acesso. Ano passado, o campeão Botafogo teve rendimento de 66,67%. Os outros três times que subiram foram ainda melhor do que o time carioca: Santa Cruz (80,7%) ,Vitória (70,16%) e América-MG (77,19%). Números que servem de alerta ao Paraná.
Vantagem
O diferencial paranista até agora na Série B é o aproveitamento fora de casa. O Tricolor conquistou doze dos 24 pontos possíveis, o terceiro melhor rendimento entre os 20 participantes da Segundona. Apenas Vasco e CRB têm campanhas melhores. Em 2015, apenas o Botafogo teve aproveitamento superior a 50% longe de seu estádio.