Recuperação tricolor

Paraná pode chegar às semifinais do Estadual após oito anos

Time de melhor campanha no Campeonato Paranaense, o Paraná Clube está provando que a temporada de 2016 tem tudo para ser diferente. Mais profissional fora de campo e com os salários em dia, o time paranista está muito próximo de conquistar a sua classificação para a semifinal do Estadual, fato que não acontece desde 2008, quando o Tricolor foi derrotado para o Coritiba, na Vila Capanema e deixou de ir à decisão daquele ano.

De lá para cá, o Paraná, principalmente por conta das dificuldades financeiras que enfrentou, não conseguiu formar elencos competitivos e acabou sendo mero coadjuvante na disputa do Estadual. Longe de conquistar o título nas edições de 2009 e 2010, o clube viveu seu pior momento na temporada seguinte.

Em 2011, o Paraná viveu um dos maiores vexames da sua história. Com muitos problemas externos, terminou o Campeonato Paranaense na penúltima colocação e não evitou o rebaixamento para a segunda divisão. No ano seguinte, sem dificuldades, a equipe paranista conquistou a Divisão de Acesso, retornou para a elite, mas voltou a apresentar velhos problemas.

Em 2013, quando os campeões de cada turno decidiram a competição – no caso a dupla Atletiba -, o Paraná passou longe da disputa do título e terminou o torneio na quarta colocação geral. No ano seguinte, mesmo sem grandes investimentos, conseguiu terminar a primeira fase em primeiro, mas encarou o time sub-23 do Atlético nas quartas de final e acabou eliminado em plena Vila Capanema.

No ano passado a história se repetiu. Porém, com dificuldades já na primeira fase do Campeonato Paranaense, o Tricolor terminou na sexta colocação e encarou o Operário nas quartas de final. Depois do empate sem gols no Couto Pereira, o time paranista, no duelo de volta, foi goleado por 3×0, em Ponta Grossa e deu adeus à disputa.

A conversa em 2016 mudou de figura. A diretoria paranista, com os pés no chão, optou por trazer jogadores de qualidade ao invés de quantidade e, sob o comando do técnico Claudinei Oliveira, o Tricolor apresentou um futebol organizado, sobretudo no começo da competição e, diferentemente dos outros anos, é visto como um dos favoritos ao título.

O primeiro passo para isso foi dado. O Paraná venceu o Foz do Iguaçu, no último domingo (3), por 3×0, fora de casa e, para chegar na semifinal pode até perder por dois gols de diferença que mesmo assim estará classificado. Pela frente, o Tricolor terá Atlético ou Londrina e a certeza de que para chegar pelo menos na grande final do Estadual, o time do técnico Claudinei Oliveira terá que retomar o bom futebol apresentado no início do ano.

Encrenca! Veja mais sobre o Paranaense na coluna do Mafuz!!