Vale a honra

Paraná Clube quer evitar a degola na Vila Capanema

Cruzeiro massacrou o Paraná. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro.

A trajetória do Paraná Clube na primeira divisão do Campeonato Brasileiro pode ter um final melancólico dentro da Vila Capanema neste domingo. O retorno à elite do nosso futebol, que deveria ser o marco do recomeço da história tricolor, vem sendo um martírio para o torcedor, que vê seu time batendo marcas negativas a cada rodada. A derrota do sábado para o Cruzeiro por 3×1, no Mineirão, foi a vigésima no Brasileirão, além de ser o 17º seguido sem vitória, uma sequência inédita na história dos pontos corridos.

Com 21 pontos em disputa nas últimas sete rodadas, o Paraná Clube precisa tirar 17 pontos de desvantagem para sair da zona de rebaixamento. É preciso somar sete vitórias e ainda contar com uma improvável combinação de resultados. Em resumo, ter o mais que dobro de triunfos que teve até agora no Campeonato Brasileiro, e ainda ver pelo menos quatro rivais terem uma campanha horrível. Até a matemática deixa a situação desesperadora.

+ Leia mais: Paraná Clube perde para o Cruzeiro e rebaixamento fica muito perto

E se a tal matemática ainda não rebaixou o Paraná, isso pode acontecer contra o Vitória, por sinal o adversário mais próximo – é o vice-lanterna, com 33 pontos, dezesseis a mais que o Tricolor. Caso perca para os baianos na Vila Capanema, pode ser rebaixado definitivamente se dois times entre Ceará, América-MG e Chapecoense vencerem suas partidas na mesma 32ª rodada do Brasileirão. Acontecendo isso, estará confirmada a degola.

Que não terá acontecido por conta de um resultado com o Vitória, e sim construída em cima de uma gigantesca sequência de erros dos dirigentes, agravada pela condição financeira inferior à dos outros 19 clubes do campeonato. Mas com restrições maiores, inclusive judiciais, o Paraná saiu do quase desengano ao acesso no ano passado. Daí a necessária conclusão de que não foi apenas falta de dinheiro que levou o clube a essa situação.

O jogo contra o Cruzeiro mostrou novamente um time que luta, que se esforça, mas que não tem qualidade para encarar os adversários da Série A. Com alguns jogadores abaixo da crítica, o Tricolor foi envolvido por um rival já desmobilizado, pensando em 2019. E o placar foi 3×1 porque houve um gol contra, marcado por Egídio, ex-jogador paranista. De resto, a partida foi de amplo domínio da Raposa, que tirou o pé ao fazer o terceiro – reclamado pelo técnico Dado Cavalcanti, que não viu pênalti de Igor em Rafael Sóbis. Arrascaeta e Fred fizeram os outros gols.

Resta ao treinador tentar reanimar o elenco com uma injeção de juventude. No Mineirão, Andrey começou jogando e Alesson entrou no segundo tempo – um de 18 anos, outro de 19, ambos promessas do Paraná. Além disso, Dado busca motivar os jogadores na base do discurso. “Coletivamente, criamos uma evolução. Levamos os gols e não nos abatemos. Saímos da linha de cinco para a de quatro, e o adversário não teve tantas chances assim. É equilibrar melhor para não ter mais erros”, disse, sem muita convicção.

+ Confira a tabela e a classificação do Brasileirão!

A semana que antecede o jogo com o Vitória será novamente tensa. Aos poucos, a diretoria vai “limpando o trecho”, liberando jogadores que não estão nos planos para o ano que vem. Antes do jogo com o Cruzeiro foram seis: Caio Henrique, Cléber Reis, Carlos, Marcelo Baéz, Ortigoza e Deivid. Todos foram titulares durante a temporada, e nenhum deles rendeu o suficiente para se dizer que o Tricolor está perdendo nessa reta final de Brasileirão. Fica mais evidente o erro de avaliação na montagem do grupo, que foi profundamente alterado desde o Campeonato Paranaense.

Domingo, às 17h (já no horário de verão), o Paraná entrará em campo mais do que nunca em nome da honra. O rebaixamento no Campeonato Brasileiro, infelizmente, é questão de tempo. Vencer o Vitória significa dizer ao torcedor, que não para de sofrer, que há pessoas no clube que reconhecem que o ano foi perdido, mas que 2019 virá como uma nova chance de retomada. Será que veremos isso na Vila Capanema?

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!