Corda no pescoço

Paraná Clube joga de novo uma decisão na Vila Capanema

Rogério Micale com o elenco do Tricolor. Após uma semana de críticas e cobranças, a hora é de união. Foto: Divulgação/Paraná Clube

Pode parecer repetitivo e óbvio que o Paraná Clube vai para outra decisão no jogo deste domingo (12), às 11h, contra o Botafogo, na Vila Capanema. Mas a rotina tricolor anda repetitiva e óbvia – mas também tensa, preocupante, assustadora. Praticamente sem sair da zona de rebaixamento neste Campeonato Brasileiro, o time de Rogério Micale entrou cedo demais na rota das partidas fundamentais, e precisa urgentemente de uma vitória para aliviar um ambiente que se deteriorou com a campanha ruim na competição.

ESPECIAL DIA DOS PAIS: Conheça a família unida pelo amor e pelo futebol!

Desde a derrota para o Ceará, no último domingo (5), ficaram claros os problemas paranistas. A torcida fez cobranças para diretoria e jogadores, surgiram campanhas irônicas nas redes sociais – que convidavam os atletas a “irem para a Vila” – e o presidente Leonardo Oliveira veio a público para anunciar que o técnico Rogério Micale ficaria. E explicando que havia sido o elenco que tinha pedido para que o treinador fosse mantido, deixando no ar uma insatisfação dos cartolas.

O goleiro Richard, um dos principais jogadores do Paraná, admitiu que o clima é ruim. “O clima não está bom. Se tivesse bom, a gente estaria melhor na tabela. Todo mundo está triste, chateado para caramba”, resumiu. A saída de Carlos Eduardo ficou estranha – ele disse que “não teria como ajudar” o Tricolor, mas no dia seguinte estava acertando contrato com o Coritiba. E, para fechar, Guilherme Biteco desabafou nas redes sociais, dizendo que não estava no clube “por dinheiro”.

Tudo isso faz com que a tensão seja a marca dessa semana tão importante que passou – e que naturalmente chegará ao gramado do Durival Britto neste domingo. Rogério Micale, normalmente tranquilo, estava irritado. Representa não só quem está no dia a dia, mas também o torcedor paranista, que não aguenta mais a campanha ruim. Assim como a galera, o técnico não consegue mais explicar o que acontece com um time que finaliza tanto e faz tão poucos gols. “Eu vou ser mentiroso se disser que em uma semana vou melhorar a qualidade da finalização”, resumiu.

Mas Micale sabe que só uma nova mobilização pode ajudar o Paraná. Isso significa segurar o nervosismo, ter foco exclusivo no Botafogo e contar com a torcida, que está indo à Vila, mesmo com os resultados ruins. “Eu conto nesse jogo com os verdadeiros paranistas. Esses caras que vem no bom, no ruim, na lanterna, na briga por título. Eu sei que aqui tem esses caras, eu já vi”, pediu o treinador, que vai mudar de novo o time.

Confira a tabela e a classificação do Campeonato Brasileiro!

A alteração certa é no meio-campo, pois Nadson está vetado por problemas musculares e Maicosuel está confirmado – o meia talvez não resista ao jogo todo, mas Micale conta com ele para melhorar a qualidade ofensiva. Alex Santana pode voltar ao time no lugar de Leandro Vilela, mas a mudança mais esperada é no resultado. “O campeonato continua. Estamos a cinco pontos de sair da zona de rebaixamento e duas vitórias nos deixam vivos novamente”, afirmou o técnico tricolor.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
1º Turno – 18ª Rodada

PARANÁ CLUBE x BOTAFOGO

Paraná
Richard; Júnior, Renê Santos, Rayan e Igor; Torito González, Alex Santana (Leandro Vilela) e Maicosuel; Silvinho, Rodolfo e Rafael Grampola.
Técnico: Rogério Micale

Botafogo
Saulo; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson (Moisés); Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso e Leo Valencia; Luiz Fernando, Rodrigo Pimpão e Kieza.
Técnico: Zé Ricardo

Local: Durival Britto
Horário: 11h
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)