AGORA VAI?

Paraná Clube inicia uma nova era sob o comando de Micale

Campeão olímpico pelo Brasil, Micale treinou o Galo no ano passado. Divulgação: Atlético Mineiro

O Paraná Clube inicia hoje uma nova era na temporada de 2018. Pouco mais de uma semana depois de demitir Wagner Lopes, a diretoria paranista escolheu o técnico Rogério Micale, campeão olímpico pela seleção brasileira em 2016, para ser o novo comandante e tentar dar um rumo diferente ao Tricolor no ano que voltará a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. Desafio gigante para o treinador que, depois de conquistar o ouro nas Olimpíadas do Rio há dois anos, não conseguiu emplacar um bom trabalho no Atlético-MG durante o Brasileirão do ano passado.

Até por isso, o novo comandante paranista chega sob os olhares desconfiados do sempre exigente torcedor do Paraná. E não é para menos. No Atlético-MG, quando teve a chance de mostrar seu valor em um clube brasileiro, Rogério Micale fracassou. O treinador comandou o time mineiro em apenas 13 partidas. Foram apenas cinco vitórias, três empates e cinco derrotas. Resultado: demitido do comando do Galo com apenas 46% de rendimento.

Aos 48 anos, Rogério Micale é um estudioso do futebol, perfil que agrada a atual diretoria do Paraná Clube, sobretudo o Executivo de Futebol paranista, Rodrigo Pastana, que está a frente do departamento de futebol do clube. Em outros clubes do Brasil, o treinador também já trabalhou nas categorias de base de Londrina e Figueirense, além do time principal do Grêmio Prudente.

O novo treinador terá um grande desafio pela frente. O Paraná Clube, depois de uma boa temporada em 2017, quando conquistou o acesso à primeira divisão na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, iniciou o ano de 2018 bastante irregular. Esse momento ruim do Tricolor, que culminou com a demissão do técnico Wagner Lopes, pode ser explicado pelo desmanche que o elenco do ano passado teve. Do time titular, permaneceram apenas o goleiro Richard e o volante Leandro Vilela.

Chegaram, ao todo, 19 novos jogadores. Só que diferentemente do que ocorreu no ano passado, o percentual de acerto da atual diretoria do Paraná Clube, por enquanto, foi mais baixo. Poucos jogadores que chegaram neste ano já provaram alguma qualidade para seguirem no time paranista para o restante da temporada. No entanto, a maioria deles tem contrato mais longo e a diretoria terá que dar um rumo aos atletas que não forem utilizados na disputa da Série A do Brasileirão.

O novo treinador do Paraná vai encontrar o clube em crise. Em oito partidas, o time paranista conseguiu apenas uma vitória, foi eliminado da Copa do Brasil e sequer conseguiu a vaga na semifinal da Taça Dionísio Filho do Estadual. Terá também que melhorar o ambiente intramuros, já que o desgaste no vestiário entre o técnico Wagner Lopes e alguns jogadores teria causado a demissão do comandante. No entanto, ninguém do clube confirma essa informação.

Rogério Micale será apresentado hoje de manhã, na Vila Capanema e já vai começar a trabalhar com o elenco. O treinador terá uma semana para preparar o Paraná Clube para a largada da Taça Caio Júnior do Campeonato Paranaense, que acontece domingo, diante do Cianorte, fora de casa. Tempo curto para o novo comandante paranista que, terá que recomeçar um trabalho, mas que precisa encontrar melhores resultados e dar um rumo diferente ao Tricolor na temporada de 2018.