Tudo ou nada

Paraná Clube coloca semestre em jogo nas próximas duas partidas

Tricolor vem melhorando desempenho e terá duelos diretos contra Foz e Maringá, que podem pesar na sequência do ano. Foto: Albari Rosa

A temporada de 2018 começou para o Paraná Clube cheia de expectativas. Afinal, é o ano em que o Tricolor voltará a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, muito longe do ideal e com várias dificuldades, o time paranista não engrenou e, somente agora, no segundo turno do Campeonato Paranaense e comandado pelo técnico Rogério Micale, é que o clube pode salvar o trimestre. Para isso, e manter viva as chances de conquistar o Estadual, terá que passar por Foz do Iguaçu e Maringá em duelos diretos para chegar à semifinal da Taça Caio Júnior.

Mesmo assim, em que pese ter melhorado um pouco sua condição nas últimas partidas, o Paraná Clube ainda é uma decepção neste começo de ano. O desmanche do time que conseguiu o acesso na Série B do ano passado e a chegada de 20 novas contratações foram determinantes para o insucesso da equipe até aqui.

Coube ao técnico Wagner Lopes, contratado ainda em dezembro do ano passado, comandar essa reestruturação, mas a ausência de bom futebol e de bons resultados culminou com a sua demissão 45 dias depois do início do trabalho. Com sete pontos conquistados em três jogos, o Tricolor, pelo menos nos resultados, se recuperou, e tem a chance de salvar o semestre caso chegue às finais do Estadual.

A primeira das duas decisões será domingo (18), às 16h, diante do Foz do Iguaçu, na fronteira. A duas rodadas do final do segundo turno, o Tricolor sabe que qualquer erro pode ser fatal e uma derrota para o Azulão pode comprometer a classificação para a semifinal da Taça Caio Júnior.

“Esse jogo é praticamente confronto direto. Estamos disputando com o Foz do Iguaçu e vai ser um jogo difícil. Eles tiveram um bom resultado contra o Coritiba e agora vão dar a vida para sair com vitória”, apontou o atacante Diego Gonçalves.

No melhor cenário possível, o Tricolor pode até voltar do Oeste do Estado classificado. Para isso, além de vencer o Foz, terá que torcer para o Cascavel, já eliminado, vencer o Maringá no Willie Davids. A equipe maringaense é a próxima adversária do time paranista, na quarta-feira que vem (21), na Vila Capanema, no embate que deve definir um dos times que vai avançar de fase.

Confira a classificação do Campeonato Paranaense

Apesar de mirar o título do Campeonato Paranaense, algo que não é comemorado desde 2006, o Paraná Clube sabe que seu grande objetivo em 2018 é conseguir se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Se por um lado chegar às finais do Estadual daria ainda mais confiança aos comandados do técnico Rogério Micale, uma possível eliminação daria mais tempo para o Tricolor se preparar para a disputa do Brasileirão.

Isto porque o time paranista ainda está em formação. Muitos reforços contratados jogaram pouco até agora e a diretoria sabe da necessidade de buscar reforços. Com um mês até a largada do Brasileirão, nos bastidores, a cúpula do Tricolor tem muito trabalho pela frente para colocar o clube em boas condições de não fazer feio no seu retorno à elite do futebol nacional.