Contra-ataque tricolor

Em nota oficial, Paraná chama presidente da FPF de “odioso”

Três horas depois da nota de repúdio da Federação Paranaense de Futebol contra o técnico Claudinei Oliveira, o Paraná Clube respondeu nesta terça-feira (5) às críticas do presidente da entidade, Hélio Cury. E foi pra cima do cartola, chamando-o de “odioso” e acusando-o de tentar desmobilizar o Tricolor, que estreia nesta quarta (6) na Copa do Brasil, contra o Estanciano-SE.

Assinada pelo presidente Leonardo Oliveira, a longa nota foi publicada na página do Tricolor no Facebook e começa dizendo que algumas das declarações que o presidente da FPF atribui a Claudinei são, na verdade, do diretor de futebol Durval Lara Ribeiro – sobre definir os fatos ocorridos no jogo com o Londrina, pela primeira fase, como “atitudes de um clube de província”. Entretanto, a nota garante que não houve ofensa ao Tubarão.

Outro ponto citado pelo Tricolor é a arbitragem do Estadual, recuperando todas as reclamações, inclusive do jogo contra o Foz, no qual a equipe sofreu com erros do trio que comandou a partida. “Quando reclamou das arbitragens, preferiu primeiro o caminho direto com a federação e com a Comissão de Arbitragem, no sentido de alertar para as falhas – e que não foram poucas – ao longo da fase classificatória do Paranaense. Sob essa diretriz, o clube moveu ação contra o árbitro Adriano Milczvski, que dirigira Paraná 1×0 Atlético, pagando uma taxa de R$ 500,00 ao TJD-PR”, relata o texto.

As cobranças prosseguem ao presidente da FPF, que é citado como alguém que vive em “um cenário lúdico, onde o Campeonato Paranaense é maravilhoso e não apresenta falhas”. E chegam à situação do jogo de domingo (10) contra o Foz, marcado para as 11h. “O inconformismo se justificava pelo fato de que a FPF, através de seu diretor técnico Marcius Koehler, havia posicionado o departamento de futebol do Paraná na sexta-feira anterior à rodada, que o jogo do dia 10 de abril seria disputado às 16h, sem possibilidade de mudança. Vale ressaltar que desde o inicio do campeonato o Paraná Clube não jogou nenhuma vez nesse horário”. Neste trecho, há um erro, pois o na primeira fase o Tricolor enfrentou Foz e PSTC em domingos às 16h.

O clube ainda relata que procurou acertar uma mudança nos bastidores, mas a última resposta que recebeu do presidente Hélio Cury foi de que ele “talvez não tivesse tempo para tratar do assunto, pois estaria ocupado respondendo, via carta, às críticas do técnico Claudinei Oliveira”.

Para fechar a nota oficial, mais críticas a Hélio Cury. “O Paraná lamenta a forma como a FPF se posicionou. (…) Ademais, o Paraná Clube manifesta o seu apoio ao treinador Claudinei Oliveira, posto que ao externar seu inconformismo com o modo como o clube vem sendo tratado, nada mais fez do que expor algo já sabido por todos e amplamente discutido pela imprensa em outras oportunidades, ou seja, sequer o assunto é novo para ser alvo de tamanha ira. O Paraná repudia as colocações da FPF, reiterando seu compromisso com a verdade e acima de tudo com a liberdade de expressão, esta sim alçada à garantia constitucional no Estado Democrático de Direito em que vivemos”, diz o texto, que conclui ameaçando de processo a entidade – algo semelhante o que a FPF fez com Claudinei.