Balanço positivo!

Balanço das contratações do Paraná Clube é positivo

Guilherme Santos foi uma das contrações acertadas do Paraná. Foto: Jonathan Campos

Com a missão de conseguir o acesso, mas sem dispor de muitos recursos, o Paraná Clube optou, nesta temporada, por opções boas e baratas. Foram nada menos do que 26 novos reforços desde o começo de 2019. Alguns chegaram e já foram embora, sem atuar. Outros ainda sequer estrearam, mas boa parte vingou e está ajudando o técnico Matheus Costa na boa campanha realizada até agora pelo Tricolor na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

+ Leia mais: Tricolor perto de anunciar lateral-direito do Corinthians

Por isso, diferentemente dos outros anos, quando precisava praticamente reconstruir um novo time para o segundo semestre, desta vez, o Paraná foi pouco ao mercado neste começo da segunda divisão. Havia, inclusive, a expectativa da chegada de mais reforços durante a intertemporada na parada que a Série B sofreu para a disputa da Copa América.

+ Veja ainda: Tricolor fica no empate em jogo-treino com o Cerro Porteño

Logo depois da última partida antes da parada, o técnico Matheus Costa reforçou a necessidade da chegada de mais atletas para o setor ofensivo do Paraná Clube. Nesta terça-feira (2), foi confirmado o atacante Caio Monteiro, de 22 anos, que sem espaço no Vasco passa a reforçar o Tricolor para a sequência da Série B. Outro nome que surgiu nos bastidores foi o do lateral-direito Léo Príncipe, do Corinthians.

+ Também na Tribuna: Números de 2017 mostram caminho do sucesso no Paraná Clube

Talvez essa demora para a chegada de reforços tenha a ver com a falta de um diretor de futebol. Mário André Mazzuco deixou o Tricolor um pouco antes da parada para a Copa América para assumir justamente o Vasco e nenhum dirigente remunerado para tomar conta do departamento de futebol foi contratado até o momento.

Dos 26 jogadores contratados por Mazzuco, mais da metade conseguiu emplacar. Na defesa, os quatro jogadores que são considerados titulares do Paraná chegaram neste ano. O lateral-direito Éder Sciola, os zagueiros Eduardo Bauermann e Rodolfo e o lateral-esquerdo Guilherme Santos fazem parte do sistema defensivo paranista. Além deles, o zagueiro Leandro Almeida, que estendeu seu vínculo recentemente com o Tricolor, também teve bons momentos nesta temporada no clube.

+ Especulação: Atacante do Vasco da Gama pode reforçar o Paraná Clube

No meio de campo, dos jogadores que chegaram neste ano, cinco tiveram um bom papel até agora. O meia Higor Leite, que trocou o Paraná pelo Londrina, foi titular durante o Campeonato Paranaense e teve bons momentos pelo Tricolor. Além dele, os volantes Itaqui e Fernando Neto, e os meias Matheus Anjos e João Pedro, também são atualmente peças importantes no time comandado pelo técnico Matheus Costa.

No ataque, quatro jogadores também conseguiram bons momentos neste ano com a camisa do Paraná. Os atacantes Bruno Rodrigues, Ramon, Caio Rangel e Jenison, que chegaram nesta temporada, são as principais opções de frente do treinador. Jenison, por exemplo, caiu nas graças do torcedor no começo do ano, é o artilheiro do Tricolor em 2019 com dez gols marcados, mesmo que tenha sido contestado pelo torcedor paranista em alguns momentos.

+ Confira a classificação completa da Série B

Talvez por isso, o Paraná esteja atento ao mercado nesta intertemporada. Mas não como antes, quando praticamente reformulava sua equipe e trazia muitos reforços na metade do ano. Contratações pontuações poderão ser realizadas na sequência, mas a confiança interna de que o Tricolor conseguirá o acesso com esse grupo é muito grande entre jogadores, comissão técnica e diretoria.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!