Mais problemas

Após falhas, Paraná reformula departamento de marketing

Novo plano de sócios, lançado em 9 de junho, foi um fracaso. Foto: Hugo Harada

O dia 9 de junho deste ano ficou marcado para a diretoria do Paraná como um novo capítulo na história do clube. Na oportunidade, em um evento realizado na Vila Capanema, além do lançamento dos novos uniformes, a diretoria paranista apresentou seu novo plano de sócios, que era considerado a salvação e o início de uma nova era no Tricolor. Sem grandes atrativos ao torcedor e com a equipe oscilando na Série B do Campeonato Brasileiro, essa nova tentativa de atrair novos sócios fracassou, não chegou nem perto do número de 6 mil associados pretendido pela direção e, não à toa, o departamento de marketing foi radicalmente reformulado.

A reportagem da Tribuna solicitou ao clube se houve o aumento do número de associados depois do lançamento dos novos planos, mas não obteve resposta. Pelos borderôs divulgados através do site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é possível constatar o baixo número de associados atualmente.

Nos três primeiros jogos do Paraná na Série B, diante de Bahia, Oeste e Atlético-GO, o número de sócios que compareceu aos jogos foi de 941, 574 e 1030, respectivamente. Depois do dia 9 de junho, quando foram lançados os novos planos, o time paranista jogou mais seis vezes dentro de casa, mas não foi registrada a presença de mais de 2 mil associados em um mesmo jogo.

Assim, o evento denominado de “Eu vou estar lá”, realizado há pouco mais de dois meses, não rendeu o efeito esperado e o Tricolor segue com as mesmas dificuldades financeiras de outras temporadas. O departamento de marketing paranista, que era todo remunerado, conta agora apenas com João Quitéria, ex-vice-presidente da torcida organizada Fúria Independente, que é diretor do departamento e deve buscar novos profissionais a partir de agora.

A primeira medida tomada pela diretoria foi de reduzir o preço dos ingressos para o jogo desta sexta-feira (19), às 20h30, na Vila Capanema, diante do Brasil de Pelotas, que podem custar apenas R$ 10 para o torcedor que for com a camisa paranista. Nas redes sociais, essa promoção não pegou bem para os associados do clube que, mensalmente, pagam um valor maior do que se fossem comprar o ingresso unitário para a partida.

Se no dia 9 de junho a diretoria paranista prometeu um novo clube e uma nova realidade, sobretudo para potencializar as suas finanças, a partir de agora, diante deste fracasso e de reformular seu departamento de marketing, o Paraná terá que se reinventar. O primeiro passo é conseguir melhores resultados dentro de campo.