Paraná reforçado para a Libertadores

A duas semanas da estréia na Libertadores da América, o Paraná Clube definiu mais um ?pacote? de contratações. Além do meia Renan, que já está trabalhando no clube, a diretoria confirmou acerto com o armador Dinélson e com o zagueiro Júlio Santos. Os dois serão oficialmente apresentados hoje à tarde e devem ser inscritos para a competição continental, no qual o Tricolor encara o Cobreloa, em jogos eliminatórios, nos dias 1 e 7 de fevereiro.

O técnico Zetti atuou diretamente nas contratações de Dinélson e Júlio Santos. Conversou com Émerson Leão – para saber se o meia estava em disponibilidade no Corinthians – e indicou o zagueiro à diretoria. Júlio Santos trabalhou com Zetti nas categorias de base do São Paulo e chega para dar uma nova opção tática ao treinador. Dono de seus direitos federativos, ele assinará contrato de um ano com o Paraná. Com boa técnica, deverá ser utilizado como líbero, no caso do treinador optar pelo sistema 3-5-2. ?Gosto de trabalhar com essas variantes.

No atual elenco, temos bons zagueiros, mas nenhum com essa característica?, ponderou Zetti.

E, se o setor de armação era a maior preocupação, Renan e Dinélson devem dar a sustentação técnica que Zetti pretendia. O ex-Coxa foi apresentado ontem e iniciou avaliações físicas.

Já Dinélson vem para o Tricolor em busca de nova projeção nacional. Apontado como a maior revelação do Guarani nos últimos anos, o meia não conseguiu se firmar no Corinthians e rodou, na última temporada, por Bragantino, Atlético Mineiro e São Caetano. Dinélson vem por empréstimo, até o fim do ano.

Com essas transações, o Paraná Clube repôs as peças perdidas ao término do melhor Brasileirão de sua história. Nove titulares deixaram Vila Capanema e, agora, nove reforços foram contratados. A diretoria, assim, entende ter fechado seu elenco para as disputas do Paranaense e da Libertadores. Porém, deixam nas entrelinhas a possibilidade de acerto com mais dois atletas.

Além da possibilidade de uma reversão no quadro envolvendo o volante Batista, o Tricolor não descarta a volta do lateral-esquerdo Vicente.

?Por enquanto, vamos observar o desempenho dos dois garotos que dispomos para este setor?, disse o vice de futebol, numa referência a Digão e Egídio. Vicente, que jogou no Paraná nas temporadas 2004/2005, foi oferecido ao clube por Sérgio Malucelli, presidente do Iraty. Já a questão envolvendo Batista depende de acerto entre o jogador e o Adap Galo.

No último domingo, o volante esteve no vestiário do Tricolor após o jogo e deixou clara a sua vontade de continuar na Vila Capanema.

Zetti muda sete pra encarar o Jotinha

Sete alterações foram confirmadas pelo técnico Zetti para o jogo desta noite – às 21h45, no Pinheirão – diante do J. Malucelli. Nesse início de temporada, o objetivo é dar ritmo a todos os atletas, evitando sobrecargas e lesões. Do time que venceu o Iraty, no último domingo, nem mesmo destaques como Alex e Henrique estarão em campo. Apenas quatro jogadores daquele time iniciam o duelo desta noite: Flávio, João Paulo, Xaves e Felipe Alves.

?Estamos colocando em campo jogadores com outras características, mas com igual capacidade técnica?, justificou Zetti.

Com alterações em todos os setores, o treinador sabe que o entrosamento não será ideal, mas conta com a superação do grupo para somar mais três pontos e seguir na ponta da tabela. Alguns dos que estarão em campo hoje devem ser titulares na estréia da Libertadores da América.

Com Neguete, o treinador dá mais experiência ao setor defensivo, que contará ainda com novos laterais: Parral e Digão. ?Na esquerda, essa troca já estava programada, para que a gente possa avaliar os dois atletas, que são jovens?, justificou Zetti.

O meio-de-campo terá Serginho como segundo volante e Joelson na articulação. O meia-atacante conversou longamente com o treinador após o treino tático, quando o time foi definido.

Já o ataque é todo novo. Vandinho, que saiu do banco de reservas para abrir caminho para a virada contra  Iraty, está mantido e atuará ao lado de Zumbi. ?Quero explorar a qualidade individual desses jogadores.

O Zumbi é forte no cabeceio e o Vandinho tem muita velocidade?, analisou o treinador paranista. Seguindo o planejamento à risca, Zetti, além de movimentar todo o grupo, mantém os atletas mobilizados, sabe que um bom desempenho pode valer vaga no time da Libertadores.

?Não trabalho com equipe A ou B. Preciso de dois times bem condicionados e com qualidade. Todos devem estar atentos?, frisou o treinador.

Se não surgir imprevistos, na terceira rodada, sábado, diante do Nacional, é que ele lançará mão da força máxima do grupo, aí sim dando início à montagem do time que enfrentará o Cobreloa, dia 1.º de fevereiro, no Chile.

CAMPEONATO PARANAENSE
1ª FASE – 2ª RODADA
Local: Pinheirão (Curitiba).
Horário: 21h45.
Árbitro: Sandro Schmidt.
Assistentes: José Amilton Pontarolo e Sirlei Piva.

J. MALUCELLI x PARANÁ CLUBE

J. MALUCELLI
Luiz Gustavo; Cassiano, Gustavo, Elton e Fabinho; Refferson, Chimba, Alemão e Diogo; André Nunes e Lucas. Técnico: Ricardo Pinto.

PARANÁ
Flávio; Parral, João Paulo, Neguete e Digão; Xaves, Serginho, Felipe Alves e Joelson; Vandinho e Zumbi. Técnico: Zetti.

Voltar ao topo