Paraná poupa titulares para o jogo contra o Flamengo

Com o segundo objetivo na temporada alcançado – antes de garantir classificação na próxima fase do estadual, o time já havia ultrapassado uma etapa eliminatória na Libertadores – o Paraná Clube já está mobilizado para o jogo da próxima quarta-feira, frente ao Flamengo. A meta é aproveitar o fator campo, com a Vila Capanema lotada, para encaminhar sua qualificação às oitavas-de-final da competição continental. Tanto que o time principal será poupado da viagem para Maringá, onde o Tricolor encara, domingo, o Adap Galo.

O técnico Zetti reuniu todo o grupo, ontem à tarde, para avaliar o desempenho do time nas duas últimas partidas. Reconheceu que a semana não foi boa, mas acredita no resgate da eficiência de jornadas anteriores. Para o treinador, no jogo frente a Portuguesa Londrinense, o time pecou demais nas finalizações e quase complicou um jogo que parecia fácil. ?Oportunidades foram criadas. E muitas.

Mas, senti a equipe querendo decidir de qualquer jeito?, comentou Zetti.

Com absoluta serenidade -uma característica que sempre norteou sua carreira, quer como jogador quer como técnico – Zetti disse não ter ficado preocupado com algumas vaias da torcida ou críticas da imprensa. ?Isso sempre ocorre quando o resultado não vem ou o time não joga tudo o que pode?, analisou. ?Já estive do outro lado (foi comentarista de rádio e tevê) e sei como funciona. Uma coisa é analisar o jogo em si. Outra, é viver o dia-a-dia, saber da realidade e dos problemas de cada um. Hoje, posso dizer com tranqüilidade que conheço, e bem, todo o elenco, formado por 39 jogadores?, ponderou.

É a partir dessa avaliação que Zetti entende ser o momento de poupar alguns jogadores da viagem de quase sete horas, de ônibus, para Maringá. ?Perderíamos tempo entre viagem, jogo e recuperação. Isso não significa que não teremos um time forte. Vamos pra lá em busca de uma vitória?, garantiu. O treinador só define hoje o grupo que segue para o noroeste do Estado. Do grupo que atuou na última quarta-feira, por exemplo, somente os atacantes Jeff e Lima devem ser relacionados. Isso não significa que quem jogar domingo estará fora da partida frente ao rubro-negro carioca. A comissão técnica também decidiu antecipar a viagem para hoje à tarde.

Se a comissão técnica não foi incisiva nas cobranças

(ao menos no que deixou transparecer), os próprios jogadores evidenciaram insatisfação com o desempenho do Tricolor nos dois últimos jogos. ?Não poderíamos ter encontrado tanta dificuldade num jogo como esse?, disse o zagueiro Daniel Marques, referindo-se ao duelo contra a Lusa, no Pinheirão. ?Deixamos o rendimento cair. Mas, é normal. Não dá para jogar bem sempre. Só que é preciso recuperar o bom futebol já, pois temos um jogo decisivo pela frente, que pode definir nossa vaga na outra fase de Libertadores?, disse o xerifão.

Tricolor deve apresentar hoje novo reforço

A diretoria não confirma, mas o lateral-esquerdo Leandro Smith está perto de um acerto com o clube. O jogador, de 26 anos, chegaria a Curitiba no fim da tarde de ontem e hoje pela manhã faria os exames de rotina. Leandro Smith seria a solução imediata para um setor onde o clube ainda apresenta visível carência. Egídio ainda apresenta altos e baixos e Digão não deu a resposta esperada. Tanto que, na última partida, Zetti tentou improvisar, sem sucesso, o zagueiro João Vítor nesta posição.

Leandro Smith viria por empréstimo, com o Tricolor tendo a opção para a aquisição de percentual dos seus direitos federativos na seqüência. Leandro Smith Carlos já passou por Atlético Mineiro, Fortaleza e Goiás e estava disputando o Paulistão pelo Guaratinguetá, equipe que recentemente contratou o atacante Vandinho. O jogador seria inscrito para o Paranaense, mas só poderia disputar a Libertadores a partir das oitavas-de-final, quando a Conmebol permite a substituição de até três jogadores na relação de 25 incritos.

2.ª-feira tem Paraná e WO do Nacional no TJD

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) fará uma sessão extraordinária para julgar dois dos casos pendentes da primeira fase do Campeonato Paranaense. Os processos contra o Paraná Clube e o Nacional de Rolândia ainda podem alterar a classificação final da primeira fase.

As sessões do tribunal pleno normalmente ocorrem às quintas-feiras, mas o presidente do TJD-PR, Lourival Barão, convocou uma adicional para a próxima segunda-feira, tentando não prejudicar ainda mais o calendário do Estadual. Assim, no dia 12 será julgado o processo contra o Paraná Clube, que utilizou quatro jogadores contra Cobreloa, do Chile e Cianorte sem obedecer o intervalo mínimo de 66 horas entre uma partida e outra. O Tricolor, que pediu autorização para a FPF e foi absolvido por unanimidade pela 3.ª Comissão Disciplinar, volta ao banco dos réus porque o procurador Gustavo Bizinelli recorreu da decisão. O clube corre risco de perder 6 pontos no Estadual, o que praticamente lhe tiraria a vaga para a segunda fase.

Outro caso a ser apreciado pelo pleno é o do WO do Nacional, que não compareceu à partida contra o Iguaçu em 24 de fevereiro, alegando que vários jogadores sofreram intoxicação alimentar. A partida foi preliminarmente impugnada pelo TJD, embora sequer tenha sido disputada.

Hoje, o Nacional depende da remarcação da partida para sonhar em escapar do rebaixamento.

Mesmo antecipando a sessão, a FPF só poderá montar a tabela e os grupos da 2.ª fase depois da conclusão do processo envolvendo J. Malucelli e Adap Galo.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva ainda não marcou a data do julgamento. A repetição dos 17 minutos finais do jogo entre as equipes, que havia sido determinada pelo tribunal paranaense, foi descartada pela corte nacional.

Voltar ao topo