Paraná faz jogo mais difícil no campeonato

É o jogo da afirmação. Frente ao melhor time do estadual, o Paraná Clube tenta a sua arrancada rumo a uma das quatro vagas do grupo B à próxima fase.

Com várias mudanças e uma equipe mais equilibrada, o tricolor tenta derrubar a Adap, única equipe invicta após cinco rodadas realizadas. O jogo será à noite – 18h30 – no estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão.

A aposta do técnico Luiz Carlos Barbieri para dar "um bico" no jejum de vitórias é um garoto de apenas 18 anos. Jeff, artilheiro da equipe júnior, terá sua primeira oportunidade entre os profissionais. "Ele tem velocidade, presença de área e a confiança dos companheiros", comentou Barbieri. "O Jeff é uma promessa. Quero que ele mostre o seu futebol, sem levar para o jogo a responsabilidade de fazer gols", disse o treinador.

A decisão de escalar o atacante foi tomada após o bom desempenho de Jeff no coletivo de sexta-feira. Barbieri preferiu não criticar abertamente os outros atacantes utilizados até aqui, mas fica evidente que Vandinho, Fábio e Éder decepcionaram. Dos cinco gols marcados até aqui, só Leonardo marcou presença. Fez dois e lidera a artilharia do clube. Rafael Muçamba, Rodrigo Alvim e Sandro completam a lista. "Mesmo com a boa estatura – 1,89m -, o Jeff é um atacante muito ágil", atestou Barbieri.

A juventude de Jeff é o contraponto de um time mais experiente a partir das voltas de Émerson e Beto, após cumprirem suspensão. Pela primeira vez, o treinador consegue escalar a zaga completa. Num futuro próximo, Barbieri até pensa em escalar apenas dois zagueiros, mas no momento o 3-5-2 está mantido. Com Gustavo, Émerson e Neguete, espera encontrar a sustentação para deter o melhor ataque do grupo B.

"É uma zaga sólida, com experiência e vigor físico", confirmou o treinador. Barbieri não esconde a preocupação com os "gols bobos" que o time sofreu neste campeonato. "Muitos, ocorreram em lances onde tínhamos o domínio da bola, mas permitimos os contragolpes", lembrou. Com Beto de volta ao meio-de-campo, o Paraná ganha qualidade na ocupação dos espaços e no toque de bola. A partir do posicionamento correto de zagueiros e volantes, os alas terão melhores condições de apoio.

É aí que entra em cena Edinho. Titular da equipe no Brasileirão, ele faz hoje a sua reestréia com a camisa tricolor. A saída de Rodrigo Alvim do time fez Barbieri buscar outras alternativas para lances de bola parada. Ainda mais diante da ausência de Sandro, suspenso. Maicosuel foi o responsável pela maioria das faltas e escanteios, mas até o zagueiro Émerson ensaiou algumas cobranças. "Não importa se será de bola parada ou não. O importante é a gente vencer e iniciar a nossa arrancada na competição", finalizou Maicosuel.

PARANAENSE
1ª FASE – 6ª rodada
ADAP x PARANÁ CLUBE

ADAP: Fábio; Ângelo, Mineiro, Leandro e Elvis; Silas, Batista (Alex Noronha), Felipe e Barbieri; Marcelo Peabiru e Serginho. Técnico: Gilberto Pereira

PARANÁ: Flávio; Gustavo, Émerson e Neguete; Parral, Rafael Muçamba, Beto, Maicosuel e Edinho; Jeff e Leonardo. Técnico: Luiz Carlos Barbieri

Local: Roberto Brzezinski (Campo Mourão)
Horário: 18h30
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Assistentes: Rogério Carlos Rolim e Júlio César de Souza

Voltar ao topo