Paraná é destaque nacional

A edição da revista Veja que chegou nas bancas nesta segunda-feira, traz uma matéria de duas páginas destacando o Estado do Paraná como um celeiro de talentos olímpicos. Dos 247 atletas brasileiros que estiveram nos Jogos Olímpicos do ano passado, 25 são nascidos no Paraná. Só São Paulo e Rio de Janeiro enviaram mais esportistas a Atenas – mas, em relação ao número de habitantes, nenhum dos dois estados supera o Paraná.

A publicação mostra que "a posição destacada dos paranaenses não é fruto do acaso, mas de várias iniciativas públicas e privadas que tornam menos espinhoso o caminho de jovens que sonham em ser atletas". Para o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, a matéria mostra o trabalho sério de investimento na base que se faz no Paraná.

"Competições como os Jogos da Juventude e Jogos Colegiais, que envolvem mais de 350 mil estudantes, estimulam a prática de várias modalidades esportivas em todo o Estado e, conseqüentemente, aumentam as chances de se detectar novos talentos".

A matéria é finalizada destacando ainda outras competições promovidas pelo governo do Estado, como os Jogos Abertos do Paraná, que existem há mais de meio século. "Nesse ambiente competitivo é natural que surjam novas vocações. O resultado é que, em uma década, o Paraná superou Santa Catarina e Rio Grande e se tornou o estado da região Sul que mais produz atletas olímpicos".

Disputas nacionais

Os resultados do trabalho desenvolvido no Paraná também estão sendo observados em disputas nacionais. O Paraná foi campeão dos Jogos Escolares Brasileiros em 2003 e terceiro lugar em 2004. Nos Jogos da Juventude, foi terceiro em 2003 e segundo em 2004. Os Jogos Colegiais do Paraná estão servindo de modelo para as Olimpíadas Escolares, que estão preparadas em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte.

Nota

O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, está contente com a publicação na revista Veja, que chegou às bancas destacando o sucesso do Paraná como estado formador de atletas olímpicos. Segundo ele, a publicação mostra para o Brasil o investimento que o governo do Estado faz nos projetos voltados à base. "Substituímos os megaprojetos por investimentos na base. Só os Jogos Colegiais envolvem mais de 300 mil crianças em todo o Estado. Isso é que faz do Paraná um celeiro olímpico", destaca Gomyde.

Voltar ao topo