Paraná Clube terá jovens contra o Iraty

Nem o mais fanático torcedor do Paraná Clube conseguiria acertar a escalação de seu time para a largada do Paranaense. Talvez uma ou duas peças, a começar pelo experiente goleiro Flávio, que chega à sua quinta temporada vestindo a camisa 1 do Tricolor. Tudo por conta da reformulação do elenco e da estratégia de preparação estabelecida pela comissão técnica. Na largada do Campeonato Paranaense, os paranistas verão em campo uma equipe jovem e com muitos atletas formados nas categorias de base.

Dos seis reforços contratados, somente um – o atacante Lima – deve ser confirmado como titular para o jogo de domingo, às 16h, no Durival Britto, diante do Iraty. Daniel Marques, Aderaldo, Vinícius Pacheco e Josiel serão poupados desta rodada inicial. A comissão técnica, a partir dos dados obtidos nos exames físicos, resolveu diversificar o estilo de treinamento.

Os recém-chegados, abaixo do condicionamento físico de outros jogadores, vão ter intensificadas as sessões físicas.

Os preparadores físicos preferiram não explicitar essa questão, mas os jogos em seqüência prejudicariam esse cronograma. Assim, o técnico Zetti deve utilizar a equipe idealizada para os confrontos com o Cobreloa – nos dias 1.º e 7 de fevereiro – somente em duas das cinco primeiras rodadas do Estadual. Essa regra vale não apenas para aqueles que estão chegando. Remanescentes como o capitão Beto e o meia Gérson também vão treinar forte nos próximos dias e talvez enfrentem o Nacional, na terceira rodada.

?Não há grupo A ou B.

O elenco é um só e precisamos de todos em ótimas condições?, comentou Zetti. ?Vou escalar aqueles que podem me dar uma melhor resposta neste início de temporada. Estamos atentos a este jogo, mas olhando de uma forma ampla, pois dentro de vinte dias estaremos disputando uma decisão?, frisou. No coletivo, o treinador fez várias mudanças, mas confirmou a base que deverá entrar em campo neste fim de semana, como já era previsto, no sistema 4-4-2.

Flávio; Alex, João Paulo, João Vítor e Digão (Egídio); Xaves, Goiano (Serginho), Felipe Alves e Joelson; Lima e Jeff. Este é o provável time do Paraná para a estréia no Paranaense 2007.

?Com esse time, creio que vamos manter um bom ritmo em grande parte da partida?, disse o treinador.

Na avaliação da comissão técnica, o Paraná poderá atuar num ritmo mais intenso em cerca de 70% do jogo. ?Nos outros quase trinta minutos, o jeito é tocar a bola, dosar as energias?, explicou Zetti. ?O mais importante é que o grupo está motivado e vamos em busca de uma estréia com vitória?, finalizou.

Ainda falta um armador

A diretoria pode definir nos próximos dias a contratação de um meia-armador. Como a transação com Marquinhos não evoluiu, o Paraná Clube partiu atrás de outras opções e o diretor de futebol Durval Lara Ribeiro confirmou já ter contatado quatro jogadores. Os nomes foram passados ontem ao técnico Zetti, que iria definir uma ordem de prioridade. A partir desse aval é que Vavá estreitará as conversações, acreditando numa solução relativamente rápida. Esta é, na avaliação geral, a peça que ainda falta para tornar o grupo tricolor mais equilibrado.

?Transações como essas não acontecem da noite pro dia?, lembrou Ribeiro. ?São bons jogadores, que estão empregados. Mas, jogador bom é assim, você não acerta num piscar de olhos?.

O mercado paulista é, mais uma vez, o alvo principal do dirigente. Três desses jogadores atuam neste mercado, não necessariamente no interior de São Paulo. ?Há jogador de time grande. Mas, vamos esperar?, despistou Vavá, que tem uma quarta opção do futebol gaúcho. ?Só posso antecipar que todos são de bom nível e estão dispostos a jogar aqui?, afirmou o diretor.

?A palavra final é do Zetti, pois não adianta trazermos um meia-atacante, enquanto o treinador espera um armador?, justificou. O Paraná, com mais um reforço, fecharia seu grupo com trinta atletas, um número próximo do ideal diante da maratona de jogos. Zetti imaginava um grupo com 28 jogadores, mas, como haverá datas conflitantes nas duas competições – Paranaense e Libertadores – a comissão técnica não fez objeções a este pequeno aumento.

Na seqüência, o clube integrará alguns jogadores que estão disputando a Copa São Paulo de Juniores.

Voltar ao topo